Os CDs de música estão finalmente chegando ao fim da linha

Os CDs de música estão finalmente chegando ao fim da linha

Quando os CDs chegaram ao mercado no final da década de 80, eles rapidamente se tornaram objeto de desejo para muitos, já que a qualidade do áudio era muito superior às fitas K7 usadas até então, e a tecnologia tinha um charme de modernidade que realmente atraía o público. Mesmo os discos de vinil, que sobrevivem até hoje graças a uma legião de fãs fiéis, sucumbiram ao avanço dos CDs, sobrevivendo apenas em sebos e lojas para colecionadores.

Entretanto, a era digital logo fez com que o interesse do público mudasse, indo dos CDs para o download, começando com o Napster e outras redes P2P que o sucederam e culminando com o iTunes e as lojas digitais. A possibilidade de ter uma quantidade quase infinita de música em um iPod ou HD externo fez com que as pilhas de CDs que decoravam salas de estar no passado passassem a parecer cada vez mais ultrapassadas. Os poucos que ainda compram CDs acabam ripando-os assim que chegam em casa, jogando-os em algum canto sem jamais usá-los novamente.

Nos EUA, grandes lojas especializadas em CDs de música entraram em colapso, deixando basicamente apenas a Amazon viva em todo o segmento. Este mesmo fenômeno ocorreu no Brasil, onde a maioria das lojas também fecharam, deixando apenas algumas lojas em shoppings, que acabaram se convertendo em lojas de eletrônicos e instrumentos musicais para sobreviverem. Só mesmo os camelôs continuam a vender CDs em quantidade, geralmente para o público de mais baixa instrução, que não tem tanta familiaridade com a tecnologia.

É bem verdade que bandas populares ainda continuarão com o CD por algum tempo, mas no que tange aos grandes estúdios, a era do CD está finalmente chegando ao fim. Espera-se que a produção seja encerrada no máximo até o final de 2012, sendo feitos a partir de então apenas alguns lançamentos especiais destinados a colecionadores. Todos os novos lançamentos passarão a ser feitos apenas por meios digitais, através do iTunes e outras lojas digitais. Depois de todo o dano causado por estes cartéis, este é um fim muito bem merecido.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X