Conheça o Citrus: projeto de interface para o LibreOffice

Conheça o Citrus: projeto de interface para o LibreOffice

Que o visual do LibreOffice (ou OpenOffice) parou no tempo, todo mundo sabe. Isso não é necessariamente ruim: permite manter os mesmos comandos e posições dos menus, evitando o reaprendizado que algumas pessoas (e funcionários) tanto temem. Mas o LibreOffice poderia ser um pouco melhor, ficando mais prático.

Algumas ideias estão sendo debatidas, algo que poderia formar a interface Citrus. Você pode ver uma série de screenshots, mockups e descrições das propostas em http://clickortap.wordpress.com/ (mais algumas antigas aqui).

A mais polêmica e difícil de ser implementada, pelo menos agora, é uma reorganização completa da interface. Ela poderia ficar assim:

Proposta atualizada de interface para o LibreOffice

Elementos da interface que dependem de outras coisas, como um texto selecionado, só apareceriam quando necessário. Por exemplo, opções básicas de formatação:

Ferramentas flutuantes para formatação

Dá para “viajar” bem nos mockups publicados. Infelizmente não há nenhuma previsão de quando, e se, eles serão aplicados no projeto. A discussão é feita na lista de email de design e experiência de usuário (veja todas as listas aqui).

Além da questão técnica (desenvolver essas mudanças levaria um tempo consierável) temos a famigerada mudança de paradigmas, que nem sempre é bem recebida. O MS Office, por exemplo, mudou radicalmente na versão 2007. A interface Ribbon tem seus diferenciais e muita praticidade, mas muda totalmente o que as pessoas aprenderam nos cursinhos de informática de Word e Excel da década de 90. Ainda hoje há quem prefere usar uma versão antiga do Office do que ter que se adaptar às novas. Para a Microsoft, pelo menos, o Ribbon foi um sucesso e está sendo aplicado até no Explorer do Windows 8 (depois de já ser usado em outros programas dela e do Windows 7).

A proposta do Citrus para o LibreOffice não tenta imitar o Ribbon, apenas o conceito mais básico é o mesmo: oferecer mais praticidade, deixando visíveis apenas os itens que forem realmente necessários, dando um fim naquele mundo de vários níveis de submenus e janelas de diálogo. Quem estava acostumado com a versão anterior ficaria perdido, mas para novos usuários a coisa parece fluir de forma muito melhor.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X