Atualização (upgrade) para o Windows 8 será bem mais rápida

Atualização (upgrade) para o Windows 8 será bem mais rápida

O processo de atualização entre versões do Windows é uma das partes mais chatas da instalação. Apesar de funcionar bem na maioria dos casos, a atualização de uma versão anterior do Windows para a nova costuma demorar várias horas. O sistema mantém os arquivos, configurações e programas, mas a forma como faz isso está longe do ideal (tecnicamente).

No Windows 8 grandes aprimoramentos foram feitos no instalador. Desde as etapas iniciais de verificação de compatibilidade e migração dos arquivos, passando pela instalação e atualização, o processo foi unificado. Antes muitos usuários passavam por quatro aplicativos para fazer a atualização: o Windows 7 Upgrade Advisor, o Easy Transfer para salvar os arquivos e configurações, o instalador propriamente dito… E no final o Easy Transfer novamente, para restaurar os dados. No Windows 8 o processo é único, fornecendo uma experiência bem suave para quem for atualizar do Windows 7.

Na prática o usuário acabava passando por umas 60 telas ao atualizar para o Windows 7 (considerando o Upgrade Advisor e o Easy Transfer, que nem todo mundo usa). No Windows 8 serão necessários apenas cerca de 11 cliques para o processo todo.

Atualização para o Windows 7: 60 telas e muitos, muitos cliques

Atualização para o Windows 7: 60 telas e muitos, muitos cliques

Agora: 10 cliques ou um pouco mais

Agora: 10 cliques ou um pouco mais

A quantidade exata de telas e cliques ainda será variável, já que depende da compatibilidade com aplicativos específicos ou dispositivos de hardware.

Resultados da verificação de compatibilidade

O instalador pode sugerir atualizar ou remover programas ou drivers incompatíveis. Antes o processo era encerrado em casos de incompatibilidades, mas agora as ações pendentes poderão ser feitas sem precisar recomeçar a instalação de novo – mesmo se o computador precisar ser reiniciado.

O processo também prioriza a compra via download. Ao baixar a imagem o número serial já virá salvo no arquivo, evitando a digitação dele durante a instalação. Aém da atualização fácil as opções para gravar num DVD ou pendrive continuam. O Windows continuará sendo vendido também em DVDs, mas de uns tempos pra cá, com conexões rápidas cada vez mais comuns, baixar 2 ou 3 GB deixou de ser problema para muita gente. 

Falando nisso, ainda há aprimoramentos no pacote de instalação, como remoção de arquivos duplicados e melhor compressão. A imagem ISO do Windows 7 de 32-bit, por exemplo, tem 2,32 GB. Depois de eliminar arquivos duplicados (nas imagens de disco install.wim e boot.wim) ela fica com 2,10 GB, um ganho de quase 10%. Usando algoritmos melhores na compressão, o resultado final é ainda melhor: cerca de 28% a menos, com 1,51 GB. Para quem tem conexão rápida isso não será nada, sendo comparável aos serviços de entregas de jogos ou filmes via download. A imagem de instalação do Windows 8 final não terá necessariamente este tamanho, isso é apenas uma comparação com as modificações feitas considerando o DVD do Windows 7.

Os aprimoramentos não param por aí. Além das melhorias na interface e no tamanho da imagem final, o processo de upgrade (atualização) foi alterado radicalmente. Parece uma coisa boba, mas na prática tudo muda: antes o instalador movia arquivo por arquivo. Os arquivos de programas e configurações eram movidos para uma pasta temporária, para que a pasta do Windows fosse apagada… E então depois eram movidos de volta para a nova. Agora em vez de mover os arquivos fisicamente, o instalador usará uma espécie de link simbólico (hard links). Os dados físicos não são movidos no disco, poupando um bom tempo, já que será possível mover “virtualmente” pastas inteiras. Uma atualização grande (com muitos programas e arquivos) que antes levava várias horas, passando facilmente de 3, 4 ou 5 horas, agora levará praticamente o mesmo tempo de uma atualização leve, feita num sistema com poucos arquivos e programas. Ainda será mais do que uma instalação limpa, mas ficou bem melhor.

Comparação do tempo de atualização para o Windows 7 e para o 8

Comparação do tempo de atualização para o Windows 7 e para o 8

Em comparação ao Windows 7 as mudanças no instalador também animam, já que podem oferecer um tempo de instalação menor: cerca de 20 minutos em boa parte dos PCs atuais.

Estas mudanças ainda não estão no Developer Preview, elas serão publicadas depois – não sabemos se no beta, RC ou só na versão final.

Para administradores e usuários avançados todos os conceitos de geração de instalações automatizadas continuam basicamente os mesmos. Assinantes da MSDN podem conferir o Windows 8 ADK. As melhores práticas para instalações automatizadas continuarão válidas, sendo algo familiar para quem já usou o Windows 7 WAIK.

O vídeo abaixo exibe a geração de um pendrive de boot do Windows 8:

Mais detalhes das novidades estão no blog dos desenvolvedores. Daqui alguns dias a tradução deverá estar disponível.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X