Lançado Ubuntu 11.10, umas das versões mais esperadas

Lançado Ubuntu 11.10, umas das versões mais esperadas

Nota: ainda estão atualizando o site do Ubuntu, mas as imagens já estão nos servidores. Se preferir, aguarde mais algumas horas para o anúncio oficial (acompanhe no @ubuntu).

O Ubuntu 11.10 foi lançado hoje: a nova versão da distro mais popular em desktops vem com várias melhorias na interface Unity, shell responsável por muitas polêmicas desde que foi aplicado na versão para desktop – afinal o trabalho no ambiente começou para netbooks. Ao longo dos últimos meses o ambiente tem corrigido vários defeitos das versões iniciais, ficando bem mais produtivo. Ainda falta o anúncio na capa do site oficial, mas os arquivos já estão publicados.

Ubuntu 11.10

Algumas das novidades principais, resumindo bem:

Por trás da tela a base é o GNOME 3.2, trazendo uma vasta gama de recursos.

As novidades já comentadas em várias notícias aqui são bastante animadoras, mas não mudam radicalmente a experiência de uso do ambiente, apenas melhoram o que foi iniciado – confira as notícias do beta 1, beta 2 e alguns screenshots.

O Ubuntu 11.10 poderá ser baixado no local de costume:

http://www.ubuntu.com/download

Se não ver os links atualizados nesta página (pode demorar algumas horas ainda), baixe por esta aqui.

Junto com o Ubuntu foram publicados também as distros variantes, como o Kubuntu, Xubuntu, Edubuntu, Mythbuntu e Lubuntu, além das edições Server, Cloud e Studio – esta página da Softpedia tem os vários links

A recomendação em geral é optar por torrent, já que pode oferecer uma velocidade melhor, pelo menos em teoria.

Segue um vídeo promocional:

Atualização: há um tour dentro do navegador para ver por cima como é o ambiente, muito interessante para quem nunca usou:

http://www.ubuntu.com/tour/

Por ali pode-se ver como são os principais programas inclusos e o grande destaque do Ubuntu, que é a central de programas, muito fácil para usar:

Tour do Ubuntu: simulação básica da interface

Obrigado Eurico, pelo comentário indicando o tour.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X