Nokia Lumia 800 e 710: primeiros Windows Phone da empresa

Nokia Lumia 800 e 710: primeiros Windows Phone da empresa

A Nokia anunciou ontem seus aparelhos com Windows Phone. Eles marcam de fato a nova era da empresa, num jogo de tudo ou nada: depois dos momentos ruins, a parceria com a Microsoft é a jogada final da empresa para se manter no mercado.

Durante a apresentação no Nokia World 2011 praticamente nada foi citado sobre o hardware, todo o destaque se deu para a aparência dos aparelhos e, principalmente, para o software. Stephen Elop, presidente executivo da Nokia, comentou que o Lumia 800 “é o primeiro Windows Phone real”.

Lumia 800: visual baseado no N9, mas com o Windows Phone por dentro

Lumia 800: visual baseado no N9, mas com o Windows Phone por dentro

Este é o modelo principal, com um visual inspirado no N9. Apesar do fim do MeeGo a empresa aposta no layout do aparelho que primeiro veio com ele.

O Lumia 800 tem três opções de cores: ciano, magenta e preto. A tela curvada é de 3,7 polegadas. O processador é dado como bem rápido, operando a 1,4 GHz com aceleração por hardware e suporte a vídeos HD. A câmera de 8 MP usa lentes Carl Zeiss, prometendo ótimas imagens. Ele tem 512 MB de RAM e 16 GB de espaço interno. O preço projetado para ele é de 420 euros.

Lumia 710: Windows Phone por 270 euros

Lumia 710: Windows Phone por 270 euros

Já o Lumia 710 tem um visual mais básico, mas a capinha traseira pode ser trocada com as mesmas cores do seu irmão. Apesar do mesmo processador e recursos similares, ele tem câmera de 5 MP e aposta no preço, bem mais barato. Em vez dos 16 tem apenas 8 GB de espaço, mas mantém os 512 MB de RAM. Deverá custar cerca de 270 euros, algo como R$ 660 considerando uma conversão direta – sem impostos, subsídios, etc.

Ambos serão entregues em alguns mercados até o final do ano, mas em outros só em 2012 mesmo. No Brasil devem aparecer nos primeiros meses de 2012.

De forma geral os aparelhos não têm um hardware a ponto de competir com o iPhone 4S ou os vários modelos com Android. Quem esperava mais realmente se decepciona. Em vez disso a Nokia se preocupou mais com o mercado geral, abordando usuários não-entusiastas. Ausência de entrada para cartão, “apenas” 512 MB de RAM, processador de núcleo único, câmera de 8 MP, vídeo HD e não full HD… muito pouco para as expectativas de um aparelho topo de linha. A concorrência pode oferecer muito mais do que isso. A aposta da Nokia parece estar nos preços e no software mesmo.

Os dois modelos oferecerão navegação no Nokia Mapas de graça, além do MixRadio, serviço gratuito de streaming de músicas.

Além dos modelos Lumia foi anunciada a família Asha, composta por telefones mais básicos – um deles mistura um teclado QWERTY com tela de toque. São 4 modelos com o S40, servindo basicamente como uma atualização na linha de entrada da empresa.

Asha 200

Asha 200: exterior todo colorido e suporte a dois cartões SIM

A imagem dela não é a mesma depois do sucesso do iPhone e Android, algo que o Symbian tentou – mas não conseguiu – acompanhar. Todas as fichas da Nokia para aparelhos high-end estão concentradas no Windows Phone. E a jogada comercial começou. Para os países selecionados eles estão disponíveis (pré-venda) pelo nokia.com.

O vídeo de apresentação pode ser visto no site do evento, e há mais alguns detalhes no anúncio.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X