Mozilla recomenda desativar extensão da McAfee no Firefox

Mozilla recomenda desativar extensão da McAfee no Firefox

Um dos responsáveis pelo sucesso do Firefox de longa data é o suporte a extensões: muita coisa pode ser feita nas páginas por meio de complementos no navegador, algo que surgiu pela Mozilla numa época em que isso não era tão comum. Só que os complementos precisam de memória e ciclos de processamento, assim como todo software em execução. E quando isso começa a prejudicar demais o desempenho… A saída é deixar de usar o item que está prejudicando o sistema. Esta é a recomendação da Mozilla para o add-on McAfee ScriptScan, uma ferramenta de segurança da McAfee.

Como se não bastasse uso de CPU e/ou memória, a extensão fazia o Firefox travar com frequencia. A repercussão do bug fez com que a Mozilla tomasse essa decisão: sugerir que os usuários removam tal extensão.

O bloqueio não foi aplicado de forma obrigatória para quem já tem a extensão instalada, fica apenas a recomendação para desativá-la manualmente.

Screenshot obtido no fórum da McAfee

Screenshots obtidos no fórum da McAfee

Tela dos complementos com destaque para a mensagem do bloqueio

Para a McAfee o problema ocorre no Firefox 7, não necessariamente nas outras versões. Eles devem trabalhar numa solução. Se você é usuário dessa ferramenta de segurança e do Firefox, considere desativá-la na tela de gerenciamento dos complementos.

Esta não é a primeira nem será a última extensão bloqueada pela Mozilla. O grupo segue uma política bem clara a respeito disso: se a extensão prejudicar ou comprometer o Firefox, poderá ser removida do diretório de extensões e/ou até mesmo da base do Firefox já instalada, por meio de atualizações. Já ocorreu isso com a extensão do Skype, que trazia lentidão e travamentos, e recentemente vimos uma discussão sobre um bug do Java.

Esse é o lado negativo da liberdade: os recursos do navegador podem ser ampliados facilmente sem restrições artificiais, mas dependendo da forma como as coisas são implementadas, o resultado pode ser um desastre. Para extensões instaladas automaticamente por outros programas a Mozilla trabalha numa outra solução, que é dar o controle do que será ativado ou não para o usuário. Muitas extensões são instaladas junto com algum outro programa, e elas não passam necessariamente por testes da Mozilla ou do público antes de serem distribuídas, podendo causar problemas como esses.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X