Falha do Flash oferecia imagem da webcam às páginas sem confirmação do usuário

Falha do Flash oferecia imagem da webcam às páginas sem confirmação do usuário

Se você já teve vontade de tapar a webcam fixa do notebook (ou desconectar a do PC enquanto não usa), muitos devem ter achado pura paranoia; mas provavelmente você tinha uma certa razão: uma falha do Flash permitia a qualquer site ver as imagens geradas pela sua webcam, sem confirmação.

Sorria, você está sendo filmado - na sua própria casa :P

Sorria, você está sendo filmado – na sua própria casa 😛

O Flash Player não é muito bem visto ao considerar o desempenho, mas esse não é o único problema: ele tem um histórico nada bonito de falhas de segurança.

Uma falha no sistema de configuração permitia que uma página obtivesse acesso à webcam sem o conhecimento do usuário. Uma página devidamente preparada forjava cliques, que eram entregues ao swf de configuração, como se o usuário estivesse autorizando o domínio a usar a webcam. O usuário precisava clicar em botões aparentemente aleatórios, como se fosse um joguinho; isso reduz um pouco o possível impacto do problema, mas não descarta sua gravidade. Resumidamente a falha foi descrita e exibida neste vídeo:

Esse problema já apareceu em 2008 (ao menos de forma bem parecida). O Flash mantém um programa de configuração que é hospedado no site da Macromedia (atual Adobe) e roda por meio do próprio plugin. Esse conteúdo pode ser embutido num iframe usando diretamente o swf, o que realmente é muito chato. A página com o configurador é esta aqui. Muitos nem sabem que ela existe e/ou que é possível configurar uma série de opções do Flash Player por ela.

De acordo com um comunicado da Adobe o problema foi resolvido ainda na semana passada. Dessa vez a falha não era nos arquivos do cliente do Flash Player, mas no swf do programinha de configuração embutido no site dela.

A falha não era totalmente exclusiva do Flash, dependia também de um problema estranho na implementação de transparências e sobreposições de camadas do CSS; aparentemente a alteração feita pela Adobe corrigiu o bug; como foi no swf no site de configuração, os usuários não precisam se preocupar com a atualização do plugin.

O processo foi detalhado por Feross Aboukhadijeh e a repercussão foi grande durante o final de semana.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X