Windows 8 sincronizará configurações, temas, aplicativos e mais coisas na nuvem

O novo post no blog do Windows 8 comenta um recurso já visto no Developer Preview e testado por muitos: a integração de uma Windows Live ID ao sistema, contando com sincronização das configurações online.

Com o Windows 8 as contas de usuário podem ser locais ou online. As contas online usam uma Windows Live ID, uma string do tipo você@algumacoisa. As contas locais funcionam da mesma forma como no Windows 7, e depois até podem ser associadas a uma ID do Live, se desejado. Normalmente o que vem à mente é um endereço de Hotmail ou MSN, ou de outros serviços da Microsoft, mas a conta no Live pode ser feita com outros e-mails também. É apenas um identificador online associado a uma senha. Naturalmente o computador poderá continuar sendo usado offline (usando a mesma senha), além de ser possível adicionar ou remover contas de usuários ou associar outras contas do Live.

Com o serviço várias configurações e dados do Windows 8 poderão ser sincronizados na nuvem:

  • Configurações da área de trabalho: temas, papel de parede, tela de entrada, fontes, sons, comportamento de vários programas nativos, etc.
  • Aplicações Metro: além de poderem ser sincronizadas entre vários computadores/tablets, as apps podem manter o estado em que estavam. Um leitor de feeds pode sincronizar todas as inscrições, um player de vídeo pode lembrar o instante em que estava no computador quando você for continuar assistindo num tablet ou notebook, etc.
  • As credenciais para vários sites, apps e serviços que usam a Windows Live ID para login também serão mantidas. Uma vez logado, não será necessário ficar entrando com nome e senha em todo site novamente.

No vídeo abaixo essa sincronização é exibida entre dois dispositivos:

Download do vídeo

O processo de atualização é feito em segundo plano. Depois de logado num PC autorizado (o que normalmente é confirmado por e-mail) basta aguardar alguns segundos (ou minutos) até que as configurações sejam refletidas. As mais visíveis, como papel de parede e tema do Windows, logo de cara chamam a atenção. Para as apps estilo Metro o que será ou não sincronizado depende dos desenvolvedores, enquanto que as aplicações x86 não sofrerão alteração nesse sentido – ficam sem a sincronização.

Por se tratar de armazenamento “na nuvem”, há várias questões de segurança envolvidas. Algumas medidas tornam o sistema seguro, as informações pessoais não são compartilhadas com os aplicativos sem permissão expressa e todo o tráfego é criptografado. Ter um ou mais PCs adicionado à sua conta do Live também facilita a recuperação da senha quando necessário, medida ainda mais eficiente em conjunto com outras formas de verificação, como a famigerada pergunta secreta de segurança ou um número de celular adicionado à conta. Isso pode facilitar até mesmo recuperar a senha do próprio computador em vez de recorrer a ferramentas relativamente complicadas e nem sempre eficientes.

Há mais detalhes no blog do Windows 8, que começa com alguns gráficos comentando a popularidade das contas de usuários entre PCs compartilhados, dando uma introdução geral sobre o uso das contas de usuário no Windows.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X