Snapdragon S4: Quad-core de 2,5 GHz da Qualcomm deve chegar no começo de 2012

Snapdragon S4: Quad-core de 2,5 GHz da Qualcomm deve chegar no começo de 2012

A Qualcomm divulgou o roadmap dos seus próximos chips Snapdragon, destacando seu quad-core de até 2,5 GHz.

Snapdragon S4: quad-core de 2,5 GHz em tablets e talvez smartphones

O S4 foi comentado durante um evento da empresa em Istanbul, nesta semana. Ele será entregue a fabricantes até o final do ano e deve aparecer em dispositivos no começo de 2012, mas não foi revelada uma data precisa.

Com modelos de um, dois ou quatro núcleos, a nova adição de 28nm na família Snapdragon suporta gráficos Adreno, 3D e aceleração por hardware para vídeos 1080p HD. Também inclui conectividade 3G e LTE no mesmo chip – algo que a Nvidia anda correndo atrás – além de outros componentes como Wi-Fi, Bluetooth e rádio FM por meio do Atheros WCN3660. A nota para a imprensa é um tanto quanto simples, não citando espeficicações ou desempenho em detalhes – a do anúncio inicial, em fevereiro, diz que ele oferecerá um desempenho geral até 150% maior, além de consumo de energia 65% menor que o dos chips ARM atuais.

Ele será otimizado para o Windows 8, indicando que poderá aparecer nos primeiros tablets ARM com o sistema da Microsoft. Além da questão “velocidade” e poder de fogo, parte do “segredo” da empresa está na otimização dos chips, evitando desperdício ao máximo ao unificar ou juntar componentes tudo em um.

É possível que os primeiros produtos com ele apareçam na Mobile World Congress, em fevereiro. Ainda é cedo falar para falar em benchmarks ou autonomia da bateria com muita certeza, mas só de pensar num quad-core a 2,5 GHz num smartphone ou tablet já dá para sonhar em como será o novo padrão de mercado, colocando os modelos atuais mais uma vez na lata do lixo.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X