Google encerra vários serviços, incluindo Desktop, Pack e Notebook

Google encerra vários serviços, incluindo Desktop, Pack e Notebook

O Google está passando a faca em vários dos seus serviços menores, que já não vinham recebendo tanta atenção há algum tempo. No corredor da morte agora entraram mais 10 serviços, que nos próximos meses deixarão de funcionar por completo.

Alguns deles não são tão conhecidos, enquanto que outros tinham alguns fãs que ficarão desapontados.

Os serviços descontinuados são: Aardvark, Desktop, Fast Flip, API do Google APS para Flash, Google Pack, Web Security, Image Labeler, Notebook, Sidewiki e Subscribed Links.

O Google Desktop tinha uma proposta interessante. Apesar da questão da privacidade, era algo espetacular para a época: um site de busca como o Google para pesquisar arquivos no seu computador. Ele instalava um servidor web numa porta específica, indexava os arquivos – incluindo seus conteúdos – e exibia resultados das pesquisas como a página de busca na web do Google.

Google Desktop: pesquisa no seu HD como se fosse na web

Como os textos eram indexados localmente, a pesquisa era muito mais rápida do que qualquer outra solução que fosse realizar cada consulta “on the fly”.

Hoje em dia, no entanto, os sistemas operacionais modernos melhoraram bastante seus mecanismos de pesquisa, de forma que o uso do Google Desktop acabou ficando obsoleto, desnecessário.

O Google Pack era um pacote de programas úteis para Windows, o que parece que não faz tanto sentido também já que era limitado no que podia oferecer. Fora que um dos objetivos do gigante é concentrar os esforços na nuvem, favorecendo seu Chrome OS – o que vai contra qualquer pacote de software para desktop. Ele recomenda softwares como Skype, RealPlayer, Chrome, Adobe Reader, Avast, Spyware Doctor, entre outros.

O Notebook permitia recolher URLs e comentá-las, guardando rascunhos da web como as pessoas faziam com jornais e revistas. Os dados já guardados serão migrados para o Google Docs automaticamente.

No post no blog do Google há detalhes sobre os outros serviços afetados. Alguns deles continuarão existindo por algumas semanas ou meses ainda, mas para quem os utiliza é necessário se preparar e correr atrás de alternativas.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X