Qualquer um pode fechar seu estabelecimento no Google Places, e afastar clientes

Qualquer um pode fechar seu estabelecimento no Google Places, e afastar clientes

Um caso curioso de onde o crowdsourcing pode chegar: vários estabelecimentos reais e ativos no Google Places são listados com um aviso bem grave: “Fechado definitivamente”.

O Google Places é muito utilizado, especialmente nos EUA, em que foi tema de uma matéria do The New York Times. Por meio dele os usuários obtém listagens de locais no Google Maps, como bares e restaurantes, lojas e estabelecimentos em geral. É extremamente útil quando você quer procurar um local num bairro que não conhece bem, além de contar com descrição e reviews, que podem ajudar na escolha. Mas ao topar com a mensagem “fechado definitivamente”, quem não conhece naturalmente tende a procurar outra alternativa antes mesmo de ir lá verificar se aquele estabelecimento existe ou não.

Com a ajuda dos usuários o Google coleta dados para tornar o Places o que é: as pessoas podem adicionar ou corrigir informações ou, pelo menos, enviar sugestões de correção – entre elas, a informação de que o local foi fechado.

As alterações não são automáticas, mas pelo visto falta muita verificação do Google: vários donos de estabelecimentos têm abusado da ferramenta para prejudicar os concorrentes. Se muita gente marca um local como fechado, o Google Places acaba acreditando e passa a exibir essa informação, por mais que a loja, restaurante, bar, estabelecimento ou o que for estiver aberto e funcionando normalmente.

Para mostrar que o sistema pode ser falho, em agosto apenas duas pessoas foram suficientes para marcar um local como provavelmente fechado. E esse local foi nada mais, nada menos, do que o próprio Google:

Google marcado como fechado pelos usuários

Para esclarecer esse caso um representante do Google comentou que a mensagem exibida indicava um pedido com edição pendente, e apenas depois que fosse revisado e aprovado é que teria a inscrição trocada para “fechado definitivamente”.

Apesar dos abusos, é algo difícil para o Google lidar com tanta eficiência, já que a todo instante novos estabelecimnetos são abertos e fechados. Considerando o volume de informações do Places, realmente não é nada fácil para checarem.

Uma listagem marcada como fechada gera um e-mail que é enviado para o endereço associado à mesma no Places. Só que pelo que parece muitos donos de estabelecimentos não estão cadastrados ou não fazem ideia do problema, já que os casos de abuso têm sido vários. Enquanto que alguns podem ficar listados como ‘fechado’ por poucas horas, outros passam várias semanas, perdendo possíveis clientes que dependem do Places.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X