Lançado GNOME 3.2: diversos novos recursos e melhorias

Lançado GNOME 3.2: diversos novos recursos e melhorias

Seguindo o GTK+ 3.2, foi lançado o GNOME 3.2, grande revisão deste famoso ambiente, gerenciador de janelas e grupo de programas para desktops.

Com a introdução do GNOME 3.0 e suas radicais mudanças de paradigmas, muitos não gostaram e partiram para outro ambiente, ou ficaram no 2.x. Ainda hoje é comum ver reclamações por todo lado, algo que também ocorreu com o Unity (da Canonical) e, talvez em menor proporção, com o KDE 4 – nele os maiores problemas eram relacionados à instabilidade, não necessariamente aos recursos.

Agora chega a versão 3.2 do GNOME, corrigindo várias ‘falhas’ da versão 3.0. Ainda falta bastante coisa; em nenhum momento voltaram atrás quanto ao design do ambiente, apenas melhoraram o que podia ser melhorado a tempo. Com isso a proposta fica mais clara e fácil de entender, sem boa parte das queixas com relação à versão original.

São muitas mudanças, elas estão detalhadas nesta página das notas de versão. Cerca de 1.270 desenvolvedores ajudaram a fazer 38.500 alterações no sistema, que vão de correções a leves recursos até a algumas mudanças mais radicais, como suporte a contas online.

Algumas das novidades (não todas, realmente tem muita coisa):

Alterações gerais no ambiente:

  • Ficou mais fácil redimensionar as janelas, dando uma área maior para “acertar” o clique.
  • O painel de configurações agora tem links para opções relacionadas. Por exemplo, na seção do Teclado há link para a opção de layout de teclado.
  • Barras de título, botões e outros controles ficaram mais finos, facilitando o uso do GNOME em telas pequenas.
  • As notificações no desktop agora podem incluir um contador. Será fácil ver a quantidade de e-mails não lidos, por exemplo, ou mensagens recebidas, downloads completos, etc.
  • O indicador de bateria agora é exibido usando uma barra.
  • O recuros de foco da janela que segue o mouse foi melhorado, mas mais alterações virão na versão 3.4.

E em recursos:

  • Contas online: será possível associar algumas configurações com contas online, como documentos, agendas e contatos. Vários programas nativos do GNOME suportam a integração com esse novo recurso.
    Contas online
  • Aplicativos web: algo já comentado aqui, basicamente uma forma de isolar a janela – e processo – do navegador para tratar um site como um programa, útil para sites utilizados com frequencia.
    'Aplicativo web' no GNOME 3.2
  • Aplicação para gerenciamento de contatos:
    Aplicativo de contatos
  • Melhorias nas telas de abrir/salvar, que agora incluem locais recentes, além do aplicativo de Documentos:
    Aplicativo de gerenciamento dos documentos
  • Visualização rápida no gerenciador de arquivos, bastando teclar espaço com o arquivo selecionado:
    Visualização rápida de arquivos
  • Tela de login melhorada e integrada com a experiência do restante do sistema:
    Tela de login
  • Integração com o mensageiro, permitindo trocar o status usando o menu no topo da tela, além de aprovar/negar pedidos como transferência de arquivos ou chamadas de áudio/vídeo.
  • Gerenciamento de notificações ao plugar dispositivos de mídia:
    Integração hotplug
  • Diversas melhorias para acessibilidade, incluindo um melhor teclado virtual:
    Teclado Virtual

Vários outros programas do ambiente também receberam aprimoramentos, vale a pena ver as notas de versão completas (veja uma tradução automática, se não puder ler em inglês), pelo menos dá para matar a curiosidade até saírem os primeiros reviews.

Logo o GNOME 3.2 deverá estar nos repositórios das principais distros. A imagem do openSUSE com o sistema já instalado ainda não está pronta para a versão 3.2.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X