Boot seguro do Windows 8 via UEFI poderá prejudicar o Linux [atualizado]

Uma das novidades do Windows 8 não será nada agradável à comunidade de software livre, pelo menos não da forma como está sendo comentada atualmente.

Em máquinas certificadas para o Windows 8 o boot será “seguro” via UEFI, impedindo que outros sistemas alterem os dados de inicialização do computador (ou tablet, netbook/notebook ou o que for). Sem a chave certa, não abre.

O bloqueio e a perda da liberdade de comandar o gerenciador de boot protege o sistema contra malware e qualquer software não autorizado que tente se iniciar antes do sistema operacional, mas tira a liberdade do verdadeiro dono do PC. O carregamento de outro sistema poderá depender de alguns fatores nada agradáveis, como a necessidade de serem assinados pela Microsoft e/ou pelo OEM (fabricante).

Na prática, se o recurso for implementado como estão comentando, será mais difícil instalar nativamente um novo gerenciador de boot (como o GRUB). Mas isso não quer dizer que será impossível. Se pressionarem, quem sabe a MS facilite o carregamento do Linux pelo boot loader do Windows, corrigindo o problema por outro lado.

Alguns fabricantes de placas-mãe poderiam implementar alguma configuração extra para desativar o boot seguro (pode ser que não passem na validação para o Windows 8?), ou até mesmo a comunidade de hackers e desenvolvedores criar alguma outra saída, se for o caso, algo como um “desbloqueio do Windows”.

O processo do boot seguro por UEFI é detalhado neste vídeo da conferência Bu?ild, onde a Microsoft apresentou quase tudo o que se tem até o momento do Windows 8.

Ainda é um pouco cedo para entrar em pânico, mas vale a pena ficar preocupado.

Atualização: a Microsoft comentou mais sobre o processo do boot seguro. Se não mudarem de ideia até lá, essa opção poderá ser desativada. O bloqueio virá ativo por padrão, protegendo os usuários contra malware, mas os usuários que quiserem continuarão tendo controle do computador. Veja mais aqui e no post original, bem detalhado (em inglês).

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X