Windows 8 suportará leitura de arquivos ISO e VHD nativamente

Windows 8 suportará leitura de arquivos ISO e VHD nativamente

Mais um post do blog Building Windows 8: a Microsoft confirmou o suporte a leitura de arquivos ISO e imagens VHD.

Como muitos sabem, arquivos ISO são imagens digitais de discos, algo como uma cópia exata do sistema de arquivos de CDs e DVDs. Basicamente são os padrões ISO 9660 e 13346. Eles são muito usados para downloads de CDs que podem dar boot (como instaladores de sistemas operacionais e liveCDs), por conter os arquivos certos, nos locais certos. Apenas copiar os arquivos de um CD para um novo CD não funciona se o objetivo for inicializar o computador, para isso é necessário gravar os arquivos de boot, usando ferramentas específicas ou fazendo uma cópia exata – bit a bit.

Existem várias ferramentas de terceiros que permitem ler, e até mesmo gravar dados em arquivos ISO. Alguns leitores criam um drive virtual onde a imagem de disco é acessada como se fosse um CD mesmo, enquanto outros permitem visualizar ou extrair os arquivos sem criar um drive virtual (como o WinRAR). O uso do drive (ou unidade de disco, que receberá uma letra) é bom para simular realmente a inserção de um CD físico, permitindo lidar com programas que querem ler a todo custo aquelas informações num CD/DVD, não numa pasta qualquer no HD. Mas existem muitos jogos e programas comerciais que identificam a maioria dos drives virtuais e não rodam por essa limitação artificial, servindo como uma forma primitiva de combate à pirataria.

Independente do caso, a montagem de arquivos ISO nativa no Windows é um recurso muito bem vindo. Será necessário “montar” o disco para poder acessar seu conteúdo. O verbo “montar” é bem familiar aos usuários de Linux: quem não se lembra do tempo em que era necessário montar disquetes e CDs manualmente? 😛

Para montar as imagens ISO no Windows 8 bastará clicar sobre elas (duplo clique) e uma nova letra de unidade será atribuída ao drive virtual.

Seleção e montagem da imagem ISO

Exibição do conteúdo da imagem

Opção para ejetar o disco virtual

Para encerrar, ou “ejetar” a mídia, bastará desmontar a imagem usando o botão apropriado – na nova barra de ferramentas.

Para arquivos VHD o processo é similar, só que em vez de aparecerem como drives ópticos virtuais, aparecerão como discos fixos (como são identificados os HDs comuns).

Os arquivos VHD fazem parte das soluções de virtualização da Microsoft, incluindo o Virtual PC (antigo, já), Modo XP e o Hyper-V. O Windows 7 também pode lidar com arquivos VHD nativamente, só que o processo de “montagem” não é tão intuitivo, é necessário dar uma voltinha no gerenciador de discos. Quem usa máquinas virtuais com arquivos VHD ganha então uma forma fácil de ler os arquivos gravados na VM.

O vídeo abaixo mostra o conceito na prática:

Download do vídeo

O post original (em inglês) está aqui, daqui alguns dias deve aparecer traduzido no blog.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X