MPlayer2, fork do MPlayer, apresenta grandes avanços

Por estar parado no tempo e recusar propostas para inclusão de novidades, o MPlayer vem ficando mal visto na comunidade. Ele dispensa comentários de tão útil que é e por tudo o que permitiu fazer em tantos anos, mas não dá para ficar parado enquanto novas necessidades surgem.

Por isso um projeto paralelo foi declarado como fork há alguns tempo, nascendo aí o MPlayer2. Apesar do nome, é um fork, não é uma versão do original.

Mesmo sob muitas críticas o trabalho no MPlayer2 tem gerado resultados. Ele começa a suportar várias coisas que o MPlayer não suporta, sendo um bom candidato a substituir o projeto pai num futuro próximo.

Entre os recursos adicionados recentemente dá para destacar:

  • Melhor suporte a NVIDIA VDPAU
  • Melhor sistema de pausa
  • Melhor suporte ao formato Matroska
  • Multi-threading fácil de usar com o ffmpeg-mt por padrão
  • Suporte a buscas precisas no vídeo
  • Suporte a traduções baseadas no gettext
  • Sem dependência de alguns componentes internos do FFmpeg
  • Melhor gerenciamento de sincronização do áudio com o vídeo
  • Suporte a controle de volume OSS4
  • Suporte a reprodução de arquivos de áudio sem pausa entre eles
  • Melhor capacidade de resposta, o que pode ser traduzido na prática para um programa mais ágil, mais rápido

Os recursos são importantes e colocam o MPlayer2 um grande passo à frente do seu projeto “pai”. O suporte a multithreading é configurado automaticamente, aproveitando bem o desempenho proporcionado por processadores de vários núcleos, desempenho este que no MPlayer original necessitava alguma configuração manual.

Há uma página de comparação e divulgação dos recursos no site do projeto.

Algumas partes do MPlayer e suas dependências foram removidas por conter código considerado antigo ou ruim, em que os desenvolvedores pretendem trabalhar em soluções novas, mais atraentes. O MEncoder foi excluído, assim como a interface de usuário básica gmplayer. O foco para o futuro será lidar com implementações de terceiros, sem tanto investimento numa interface dedicada.

Algumas biblioteas embutidas foram removidas também, como FFmpeg, libmpeg2, vidix, tremor, libdvdnav, libdvdread and libdvdcss. Para algumas já há funções substitutas, mas outras precisarão aguardar um pouco mais.

O desenvolvimento ainda não está tão maduro, mas vai avançando. As compilações prontas são experimentais, podem não oferecer todos os recursos no momento. De qualquer forma, binários para Windows, Mac e Linux estão no site www.mplayer2.org.

Pelo jeito o fork está valendo o trabalho investido, apesar das críticas negativas recebidas no começo e pela aparente pequena quantidade de desenvolvedores. Muitos forks não são bem recebidos com a ideia de que novas pessoas passam a roubar o trabalho das outras… Mas em software livre não é bem assim. Se os desenvolvedores não querem implementar as sugestões, nada mais justo do que quem quiser que as implemente por conta própria. No final a seleção natural dirá quem prevalece.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X