Mais sobre a compra da Motorola pelo Google

Mais sobre a compra da Motorola pelo Google

O mundo da tecnologia acordou hoje com uma notícia bombástica, a Motorola Mobility, a divisão da Motorola responsável por toda a linha de smartphones, tablets e outros dispositivos de consumo foi comprada pelo Google poe 12,5 bilhões de dólares, a maior aquisição do Google até o momento, criando uma mudança dramática na posição do Google frente à Apple e a Microsoft na guerra de patentes em torno do Android.

Mais importante do que a própria expertise da Motorola em relação à fabricação de aparelhos é o enorme volume de patentes que a empresa possui, que servirão como armas para a inevitável guerra contra a Apple e a Microsoft que já está acontecendo.

Antes da aquisição, o Google e fabricantes como a HTC estavam em uma situação precária em relação ao Android, já que por terem poucas patentes elas estavam muito vulneráveis ao ataque de outras empresas, especialmente a Apple e a Microsoft. É importante lembrar que a Microsoft já vinha recebendo cerca de 5 dólares por aparelho vendido da HTC a um bom tempo, fruto de um acordo de licenciamento de patentes. De fato, a Microsoft vem ganhando mais dinheiro com a venda de aparelhos com o Android, fruto de acordos como este, do que com as próprias vendas do Windows Phone…

A Apple por sua vez vinha atacando de forma ainda mais perigosa, buscando embargar as vendas dos aparelhos com o Android tanto nos EUA quanto na Europa. De fato, já tinham conseguido embargar as vendas do Galaxy Tab na Europa, criando um precedente perigoso.

O fato de o Google agora controlar um dos grandes fabricantes, pode ter um fator positivo em relação à padronização do Android, já que eles passam a ter melhores condições de oferecer aparelhos “do jeito que o Google quer”, sem depender da cooperação de terceiros. Se o Google conseguir fazer bons aparelhos e oferecer um bom suporte a eles através da Motorola, naturalmente os demais fabricantes precisarão seguir o exemplo para não perder mercado.

Finalmente, o Google acertou no momento da compra, já que a Motorola estava estagnada já a algum tempo, e não conservava mais uma fatia muito grande no mercado, com cerca de 4% do mercado de smartphones, muito menos do que a Samsung ou a HTC. Isso explica o preço relativamente modesto pago pelo Google. Em outras palavras, a Motorola acabou se revelando a vítima ideal, já que tem um enorme portifólio de patentes e é grande o suficiente para permitir que o Google passe a influenciar mais diretamente o mercado, mas não tão grande a ponto de alienar outros fabricantes.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X