Viu um site que só copia textos dos outros? O Google quer saber

Um tweet recente do Matt Cutts pede para relatar ao Google sites copiadores de conteúdo em série, especialmente aqueles que repostam tudo o que um outro site posta, na íntegra.

Quem acompanha o ramo de buscas e SEO sabe a dor de cabeça que os sites ruins causam aos sites honestos. Quando alguém copia um post seu, até vai… Mas quando copiam todos, a coisa começa a complicar. Algumas vezes os plagiadores aparecem acima dos originais nas buscas, afetando os acessos, rendimentos e imagem do site original – aquele que merecia ter todo o crédito e lucro em cima do que produziu.

É claro que uma ou outra cópia eventual, com referência, não faz sentido denunciar – a menos se todo o site for resultado da cópia de artigos dos outros. Quase sempre os spammers pegam os posts pelo feed RSS inteiro, mas alguns mais sofisticados criam robôs para pegar o conteúdo dentro das páginas mesmo.

Algumas medidas podem ser usadas para reduzir o efeito negativo das cópias, mas alguns sites realmente não estão nem aí, querem apenas indexar a maior quantidade possível de conteúdo alheio.

O pedido do Matt Cutts, grande nome do Google em SEO e SPAM, reforça a ideia de que estão trabalhando em cima disso com mais garras. Ele pediu aos interessados para relatarem os copiadores. Os relatos podem ser enviados por este formulário.

Neste ano grandes alterações foram feitas nos algoritmos do Google contra os sites de baixa qualidade, mas pelo visto é necessário algo mais. Na verdade é um processo gradual: o algoritmo não tem como saber se uma página é de fato boa ou ruim, considerando o que o usuário deseja naquele momento, como um ser humano faria. Alterações são feitas constantemente em busca das melhorias.

A atualização “Panda” recentemente foi lançada para sites em português e vários outros idiomas, depois de alguns meses em teste apenas em inglês. Ela afeta sites de baixa qualidade por meio de um algoritmo, sem interação humana. Existem algumas dicas para entender o que o Google considera um site de baixa qualidade, aqueles tipos fáceis que o Panda pode pegar.

Os resultados práticos podem variar e ser alterados ao longo do tempo, mas aos poucos a situação melhora: a quantidade de resultados inúteis nas pesquisas têm caído bastante depois que o Panda foi lançado em inglês, o que deve se refletir para os outros idiomas também.

O preenchimento do formulário pode ser feito por qualquer um, basta apenas ter noção do que está fazendo. A princípio não se trata de denúncias para remoção manual: o Google usará os dados para análises, testes e melhorias no próprio algoritmo. A médio e longo prazo isso deverá beneficiar todo blogueiro e pessoas que mantém sites com conteúdo próprio em geral.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X