Firefox bloqueará automaticamente extensões instaladas por terceiros

Firefox bloqueará automaticamente extensões instaladas por terceiros

Muitos programas de terceiros instalam extensões no Firefox automaticamente, sem questionar o usuário – o verdadeiro dono do computador, que deveria ter a capacidade de dizer o que pode e o que não pode rodar ali. Como resultado o navegador pode ficar mais lento, inseguro ou instável, sem que usuários básicos percebam. Outra coisa comum é a aparição de barras de ferramentas extras, que só ocupam espaço na tela ou promovem algum tipo de serviço às forças, quase como um tipo de spam.

Para resolver isso, a Mozilla passará a bloquear automaticamente todas as extensões que não foram instaladas pelo usuário nas próximas versões do Firefox. Um aviso permitirá ao mesmo escolher se quer manter a extensão ativa ou não.

Instalação de extensões no Firefox: programas externos perderão o controle absoluto

Essa medida deve aliviar bastante a imagem negativa do Firefox para quem tem inúmeras extensões ou barras de ferramentas e não sabe de onde vieram, já que muitas são instaladas sem exibir nada na tela, por meio de instaladores de outros aplicativos.

Tela da autorização das extensões no Firefox

Tela da autorização das extensões no Firefox

Essas mudanças aparecerão no Firefox Aurora a partir desta semana. Atualmente as compilações do Aurora referem-se à versão 7.

Um caso famoso no início deste ano foi o bloqueio da extensão do Skype: numa ação radical a Mozilla a bloqueou para proteger os usuários, uma vez que o desempenho ficou extremamente comprometido, com cerca de 33 mil relatórios de travamentos recebidos em uma semana. Por essas e outras é bom enviar os relatórios de bugs e travamentos quando possível, dede que não comprometa seus dados pessoais 🙂

Apesar disso ainda vale a mesma recomendação de alguns anos atrás: o Firefox fica “pesado” com muitas extensões, o ideal é deixar apenas as que você realmente usa. Mais detalhes estão neste blog da Mozilla.

Ah, uma dica extra: o Firefox 6 já está nos servidores da Mozilla. Links para Windows, Mac e Linux. A publicação nos servidores FTP é antecipada, assim como foi com o 5 🙂

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X