AMD apresenta linha de memórias DDR3 ‘Radeon’

AMD apresenta linha de memórias DDR3 ‘Radeon’

A AMD está investindo na produção de memórias DDR3 comuns (para desktops) com sua própria marca Radeon. Inicialmente reportado por um site japonês, a página dos módulos está no site da AMD com detalhes e especificações.

Memória com marca da AMD

Há três séries: Entertainment, Ultra Pro Gaming e Enterprise. Todas serão de 2 GB com o padrão DDR3, mas as velocidades variam, como era de se esperar pelos nomes. A série Entertainment, mais básica, opera a 1333 MHz, enquanto a Ultra Pro Gaming a 1600 MHz. O timing fica em 9-9-9 e 11-11-11, respectivamente. Todas as séries usam a tensão de 1,5V. Detalhes da série Enterprise ainda não foram anunciados. Elas serão voltadas a servidores, provavelmente workstations e aplicações mais pesadas, porém não necessariamente games.

Memória Radeon da AMD

O fato dela fabricar chips de memória não é novo, porém agora parte da produção é destinada diretamente aos consumidores finais em modelos para desktops. Em 2010 uma MSI GeForce 210 trazia chips com a estranha inscrição “ATI”, como lembra o AnandTech (aparentemente a produção daquelas havia sido terceirizada).

Chip de memória da ATI numa GeForce 210 da MSI

Provavelmente o lançamento de memórias com a própria marca será usado para reforçar a ideia (publicidade) de que o conjunto funciona melhor ao escolher uma CPU ou APU da AMD, mas aparentemente nada impede que sejam usadas em outras configurações.

A versão mais básica já é comercializada no Japão, custando cerca de $20 (USD).

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X