Page Speed agora como serviço: usando servidores do Google para entregar as páginas

O Google vive divulgando informações para uma “web mais rápida”. Uma campanha lançada em 2009 foi o início de uma série de serviços com o rótulo “PageSpeed”. No final de 2010 o grupo foi bem além e lançou um módulo para o servidor web Apache. O mod_pagespeed elimina espaços e códigos inúteis dos arquivos, junta arquivos de estilo num só, e os JavaScript também, além de tratar outras questões como cache e imagens. Ele faz um bom trabalho ao reduzir o consumo de banda do servidor, mas o pessoal do Google quer mais. Bem mais.

Foi anunciado hoje o serviço Page Speed. O nome é o mesmo, mas o recurso é totalmente diferente: este serviço permite usar os servidores do Google para entregar as páginas aos clientes, como uma CDN.

Modificando uma entrada no DNS (do domínio) quem passa a responder pelo mesmo será uma imensa rede de servidores do Google, contando com redundância, maior disponibilidade, etc. Para os visitantes, nada muda (exceto a velocidade). O código entregue aos visitantes será comprimido, limpo, assim como ao usar o mod_pagespeed. Só que a velocidade do servidor não tem comparação com boa parte dos serviços de hospedagem que existem por aí, principalmente hospedagem compartilhada.

Rumo à dominação mundial ou não, o serviço é bastante útil, já que promete disponibilidade de praticamente 100%, latência menor, altas taxas de transferência e otimização para as páginas sem uma linha de código alterada por parte do webmaster. Sites médios e grandes devem perceber bem as mudanças.

Como um serviço ele será comercial, mas ainda não há detalhes de planos, só divulgaram que o preço “será competitivo”. Na forma atual está sendo oferecido gratuitamente para um número limitado de usuários, que podem tentar acesso preenchendo este formulário. Dá para fazer alguns testes com as informações desta página.

Aos poucos a dependência do Google é cada vez maior, vamos ver onde isso irá chegar…

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X