HTC compra a S3 Graphics por 300 milhões de dólares

Em 2001, a VIA havia (entendeu o trocadilho?) comprado a S3 Graphics por aproximadamente 150 milhões de dólares, pretendendo usar o know-how da empresa para integrar gráficos 3D de alto desempenho em seus chips, de maneira similar à plataforma AMD Fusion. Mas infelizmente, a S3 começou a ficar sem dinheiro em 2005, e a VIA foi forçada a vender algumas ações para uma empresa de investimentos privada, a WTI Investment International.

Embora a tecnologia de compressão de texturas da S3 seja amplamente utilizada, a divisão de hardware da empresa tem sofrido nos últimos anos, e agora se tornou uma mera figurante no mercado dominado pela AMD e Nvidia. Disso, VIA e WTI estavam precisando de dinheiro, e encontraram na HTC uma boa compradora.

Sob os termos do acordo, a HTC, que já é acionista da S3, vai pagar 300 milhões de dólares pelas ações em circulação, com a VIA recebendo 147 milhões e a WTI outros 153 milhões. A VIA terá um ganho de capital de 37 milhões de dólares, com capital integralizado de 115 milhões, como resultado da venda.

Tzu-mu Lin, diretor do conselho da VIA, disse que “a transação permitirá que a VIA monetize uma parte de seu rico portfólio IP, mas mantendo as suas capacidades de gráficos para apoiar o desenvolvimento e a venda de seus processadores e chipsets. Queremos agradecer a WTI por sua contribuição de capital para apoiar a S3 Graphics desde 2005.”

A HTC não comentou publicamente o sentimento de comprar a S3, mas isso a fortalece muito frente a Apple. O acordo ainda passará por aprovação pelos órgãos reguladores.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X