Fujitsu lança smartphone com Windows 7 (isso mesmo!) no Japão

Fujitsu lança smartphone com Windows 7 (isso mesmo!) no Japão

Em maio a Fujitsu havia divulgado um smartphone com Windows 7. Chegou a hora do lançamento: não foi um simples boato. Ele será lançado comercialmente no dia 23, no Japão.

Windows Phone para quê, se dá para rodar a versão de desktop mesmo? :P

Você não leu errado: é com Windows 7 mesmo, não é o Windows Phone. E não é com processador ARM, claro: o smartphone dela é um mini PC com Atom. Se não acreditar, veja o press release.

O F-07C vem com um Atom Z600 de 1,20 GHz, 1 GB de RAM e SSD de 32 GB. O sistema operacional é o Windows 7 Home Premium de 32-bit. A tela de cerca de 4 polegadas suporta a resolução 1024×600, não é tão absurda num smartphone como poderia parecer há alguns anos atrás.

Como você deve estar pensando, e a bateria? Pois é, dura pouco. O telefone tem dois modos de operação, um exclusivo para tarefas de smartphones e outro com o desktop tradicional do Windows. Rodando o Windows completo o sistema pode ficar ligado por apenas cerca de duas horas. Aparentemente ele não é tão integrado assim, o modo Phone usa o Symbian e é possível alternar entre os sistemas por um botão dedicado.

Naturalmente os usuários precisarão manter o modo telefone na maior parte do tempo. Uma recarga diária não é novidade para ninguém, já que vários outros modelos não passam um dia inteiro fora da tomada.

Aparentemente não é tão difícil operá-lo: além de um teclado QWERTY ele vem com trackball e botão para simular o clique com o botão esquerdo do mouse.

Esse pequeno computador será vendido inicialmente no Japão pela NTT DOCOMO, e pelo que parece ficará só por lá. Ela nem esperou o Windows 8… Se ele fizer sucesso bem que ela poderia aproveitar o Windows 8 com versão ARM para uma futura versão, que provavelmente conseguiria rodar a interface completa por mais de duas horas. Uma distro Linux completa também seria uma boa (para um nicho específico, ou curiosidade, é claro).

O vídeo abaixo é de maio, quando ele foi anunciado.

Conectado a um monitor ou TV, teclado e mouse, ele pode até ser usado em substituição a um PC para tarefas básicas – justamente o que é exibido no começo do vídeo. Há algumas tendências e “previsões” de que os smartphones poderão substituir os computadores em alguns casos, já que o grande uso dos computadores é simplesmente para acessar a internet. Queira ou não o Windows está consolidado nos desktops, a aceitação até que poderia ser boa. E perto de sistemas diferentes como Android ou Chrome OS ele tem a vantagem de rodar aplicações desktop comuns, exatamente como num notebook, netbook ou PC. A duração da bateria de duas horas é que queima a imagem do projeto, embora na mesa provavelmente ele poderia ficar conectado na tomada sem grandes problemas. Outra questão a levar em consideração é o desempenho, já que opções com o Tegra dual-core podem superar várias versões do Atom, mas ainda assim parece ter mercado para isso. Não é só vontade da Fujitsu fazer algo diferente, há grande interesse da própria Intel.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X