Firefox: desenvolvedores descobrem uma fonte do consumo excessivo de memória

Há algum tempo, os desenvolvedores do Firefox tinham lançado uma força-tarefa de tentar reduzir o consumo de memória do navegador, que vinha aumentando a cada nova versão lançada. Desta vez, após uma tentativa de caça, o pessoal parece ter localizado uma das maiores fontes do consumo, mais especificamente no motor JavaScript. Segundo o bug report, o motor mantinha alocadas, para objetos de sistema de longa duração, fatias de 1 MB na memória.

Os desenvolvedores então criaram uma correção, um patch, que reduz a fragmentação através da contagem de tais objetos, e os resultados foram surpreendentes: nos testes, o uso de memória sem o patch era de 239 MB, e com a correção caiu para 189 MB; em outra situação, o consumo caiu de 108 MB para somente 21 MB, uma melhora de quase cinco vezes.

Juntamente com uma correção para o bug 656120, que faz o motor JavaScript TraceMonkey rodar o garbage collection mais frequentemente, essas alterações farão o Firefox consumir menos memória no uso do dia-a-dia. Entretanto, como o Firefox 6 já está chegando à fase beta e não pode receber alterações deste tipo, essas melhorias só virão no Firefox 7, cuja versão final chegará por volta de outubro deste ano.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X