AMD admite que as APUs irão matar as GPUs low-end

AMD admite que as APUs irão matar as GPUs low-end

Esta é uma notícia um tanto quanto óbvia, mas pelo fato de representar uma mudança importante no mercado, vale um comentário.

A AMD vive um momento peculiar com o lançamento dos primeiros representantes da plataforma Fusion, já que ao mesmo tempo em que te muito a ganhar, por finalmente possuir um diferencial importante em relação à Intel, a AMD também tem muito a perder no mercado de GPUs dedicadas low-end, como no caso das Radeon HD 5400 e 6400, que representam uma parcela considerável das vendas da empresa.

Atualmente, estas placas são vendidas em grande volume, como substitutas baratas para o vídeo integrado, com um desempenho suficiente para jogadores pouco exigentes interessados em placas com um preço baixo. Este é precisamente o mesmo mercado que tanto a AMD quanto a Intel está atacando com suas APUs, ameaçando uma das galinhas de ovos de ouro da AMD.

Anteriormente, a AMD vinha sustentando que estas GPUs low-end continuariam a existir, convivendo com as APUs, mas em um pronunciamento recente finalmente admitiram que “partes do negócio de placas gráficas será canibalizado e as GPUs dedicadas low-end serão substituídas por produtos similares ao Fusion“. Tranquilizando os acionistas, o pronunciamento acrescentou que na verdade isso poderá ser bom, pois as placas low-end oferecem margens de lucro mais baixas que as APUs.

Como venho enfatizando a tempos, a introdução das APUs é no geral bom para os consumidores, pois passamos a ter GPUs low-end integradas aos processadores, em vez de precisar pagar mais R$ 150 ou 200 por uma GPU low-end separada. Para a Intel essa é uma boa notícia, já que eles não vendem GPUs dedicadas de qualquer forma. Para a AMD, ela é uma mistura de doce e amargo, já que ganharão nas APUs, mas verão as vendas das GPUs dedicadas ser reduzido. Para a nVidia por outro lado, esta é uma má notícia, já ela só tem a perder.

Naturalmente, a progressão das APUs não significa nada em relação ao mercado de GPUs high-end e mid-range, já que elas continuarão a oferecer um desempenho muito superior ao das GPUs integradas. Mesmo que a AMD conseguisse incluir uma GPU high-end em um futuro processador, o desempenho seria tão penalizado pelo uso de memória compartilhada que no final se aproximaria dos da GPUs low-end de qualquer forma. A grande questão é as GPUs mais poderosas são também as mais caras e consequentemente vendidas em menor volume. Eliminando-se o mercado de GPUs low-end, o mercado total das GPUs dedicadas se tornará muito menor e é possível que esta área passe a receber menos investimentos e passe a avançar mais lentamente.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X