Mozilla desenvolve ‘Webian Shell’: mais um alternativo ao desktop, e concorrente do Chrome OS

Mozilla desenvolve ‘Webian Shell’: mais um alternativo ao desktop, e concorrente do Chrome OS

O Mozilla Labs lançou um novo conceito de navegador, chamado de Webian Shell, que tem como objetivo se tornar um substituto de nosso padrão atual de desktop. O projeto parece seguir os mesmo passos do Chrome OS, mas sem se tornar um sistema operacional (e sim apenas um aplicativo), colocando seu foco primordial em uma experiência inteiramente baseada na web, ao invés do ambiente de trabalho tradicional.

A versão beta inicial serve basicamente de um navegador em modo tela cheia, contudo, os desenvolvedores estão considerando uma integração mais profunda: Ben Francis, em um post no blog da Mozilla Labs, disse que “a ideia do projeto Shell Webian é substituir a interface do computador com algo muito mais simples, que trata de aplicações web como ‘cidadãos de primeira classe’ e acaba com toda a desordem desnecessária”.

Embora o Chrome OS sirva como um sistema operacional alternativo voltado a computadores tradicionais, os desenvolvedores que trabalham no projeto Webian Shell sugerem que o software sirva como um distinto navegador em tela cheia para “dispositivos que não necessitam de uma área de trabalho”.

Direções em potencial incluem ideias como várias telas inicias, imitando as plataformas atuais voltadas a smartphones, além de controles de hardware que podem monitorar informações relativas ao som, GPS, bateria e rede. O protótipo do Webian Shell, feito em cima do Mozilla Chromeless, está disponível para download no Mozilla Labs, em versões para Linux, Windows e Mac.

Eu, particularmente, gostei do layout do Webian, e talvez usaria ele no dia-a-dia.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X