Intel incentiva nova categoria de laptops magros, os ‘ultrabooks’

Intel incentiva nova categoria de laptops magros, os ‘ultrabooks’

A Intel revelou as referências para o que eles afirmam ser uma nova classe de laptops, que combinará formatos mais finos e leves com características de tablet, como tela sensível ao toque e inicialização quase instantânea. Os “ultrabooks”, como a Intel os chama, teria espessura inferior a 20 milímetros e custo também inferior a mil dólares.

Por um lado, essa é apenas uma progressão natural do mercado, e não soa muito diferente dos modelos disponíveis hoje, não apenas sobre design, mas também com inicialização mais rápida em modelos com SSD. A série 9 da Samsung tem apenas 16 milímetros de espessura, embora com preço de 1150 dólares. A versão de 11 polegadas do MacBook Air, da Apple, possui espessura de 17,3 mm em seu ponto mais fino, e o seu preço se inicia aos 999 dólares.

Colocando as diretrizes definidas e um pouco de peso por trás do nome “ultrabook”, a categoria poderá ser alavancada pela Intel, em um momento em que o netbooks estão sendo deixados de lado e as vendas esquentam com o tablets, que estão cada vez mais cortando o comércio de PCs convencionais. Entretanto, o mais importante é o preço: a Intel quer fazer que caia para um valor mais acessível em 18 meses, para 599 dólares.

A primeira leva de laptops que aderirão às referências da Intel chegarão ainda este ano, com a Asus, uma das parceiras iniciais de lançamento, colocando no mercado o UX21 Ultrabook, que possui somente 17 mm de espessura e 1 kg de massa. Ele vem com tela de 11,6 polegadas e resolução de 1366×768 pixels, Intel Core i5 2557M de 1,7 GHz, SSDs de 64 ou 128 GB, Mini-HDMI e USB 3.0.

A segunda onda de ultrabooks aparecerá no primeiro semestre de 2012, baseados nos processadores Ivy Bridge da Intel. A companhia espera atingir os preços mais acessíveis em 2013, com os novos Core, de codinome Haswell, que terão metade do consumo dos chips atuais da Intel, permitindo formatos mais compactos e maior autonomia da bateria.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X