Lançado Tiny Core 3.7, agora com opção de ISO maior, mais completa

Lançado Tiny Core 3.7, agora com opção de ISO maior, mais completa

Foi lançada a versão 3.7 do TinyCore, famosa distro minimalista com ISO de 10 MB. Ela fornece um ambiente pronto para expansão, onde você adiciona os programas e pacotes desejados e tem um sistema personalizado, seja para uso como desktop, netbook, appliance, servidor, etc. Os 10 MB realmente impressionam, afinal é um ambiente com interface gráfica.

TinyCore: incrível distro com interface gráfica e gerenciador de pacotes em apenas 10 MB

Nessa versão o Core se mantém fiel ao tamanho: 10,3 MB. Isso parece que não vai mudar tão cedo. Mas em 10 MB temos só o básico. O sistema pode ser expandido por meio de Starter Packs.

Entre as novidades da 3.7:

  • Nova imagem multicore.iso, com o Tiny Core, Micro Core e Network Tools Edition. A imagem dessa tem cerca de 45 MB, porém é bem mais completa.
  • Adicionado módulo do kernel para leitura de partições NTFS (o rebuildfstab suporta o NTFS-3g, para ler e escrever).
  • Melhorias nas interfaces gráficas, como a de carregamento dos Starter Packs depois do boot.
  • Além de correções diversas, o sistema está mais consistente. Ao especificar um sistema de arquivos não suportado para locais como home/opt/tce o sistema emitirá um aviso, em vez de tentar carregá-los e dar um erro qualquer.

O anúncio traz o changelog com mais detalhes. As várias imagens para download podem ser pegas aqui.

Para quem não conhece bem o sistema ou não faz idéia do que é possível fazer com uma base de 10 MB, há várias imagens e vídeos dele nessa página.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X