Mozilla posta seu primeiro beta do Thunderbird 5.0

Mozilla posta seu primeiro beta do Thunderbird 5.0

A Mozilla lançou a primeira versão beta do Thunderbird 5.0, a futura geração de seu cliente de e-mail multiplataforma. Esta edição traz uma série de mudanças, incluindo a introdução de um novo gerenciador de complementos e API de gerenciamento de extensões. Os plugins podem agora ser carregados em feeds RSS por padrão, e um novo assistente de criação de contas deverá facilitar a configuração.

As abas na interface podem ser reorganizadas e arrastadas para diferentes janelas. Outras alterações incluem a exibição de tamanho dos arquivos anexados, e a adição de uma página de solução de problemas, contando com diagnóstico e suporte. Para os usuários de Mac, há suporte para os Universal builds de 32 e 64 bits, e ao mesmo passo, a versão beta não será compatível com os processadores PowerPC.

Versões para Windows, Mac e Linux estão disponíveis para download aqui, em mais de 24 idiomas, desde português brasileiro, inglês, francês e espanhol até gaélico e árabe. A Mozilla adverte que, enquanto o aplicativo estiver em fase beta, é destinado somente a testes, e que nem todos os complementos funcionarão. Se você é um usuário final, espere até a o Thunderbird ser concluído. As notas de lançamento podem ser vistas aqui, e os problemas conhecidos aqui.

O Thunderbird é um dos mais robustos clientes de e-mail da atualidade, sendo estável e ao mesmo tempo suportando uma ampla gama de recursos, tendo ainda total compatibilidade com o protocolo IMAP – o botão “Arquivar” funciona perfeitamente para o Gmail, por exemplo. Uso o Thunderbird há anos para minhas “trocentas” contas de email, e tirando “uma coisinha aqui, outra acolá”, não tenho do que reclamar.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X