Tecnologias Smart Connect e Rapid Start são reveladas pela Intel

Tecnologias Smart Connect e Rapid Start são reveladas pela Intel

A Intel não revelou somente os “ultrabooks” na Computex, e sim um par de tecnologias destinadas a tornar os laptops mais ágeis: o Rapid Start e o Smart Connect. O primeiro é, em suma, um modo de hibernação eficiente que permite ao usuário tornar o sistema ativo em 5 segundos. Para isso, a Intel salva o estado do laptop em um chip flash embutido na placa-mãe, similar ao que é feito pela Apple no MacBook Air, e que como resultado não requer energia para lembrar das informações antes de ser reativado.

Já o Smart Connect envolve um tipo de camada de software que permite a qualquer aplicativo em execução se atualizar enquanto o laptop está ‘dormindo’. Isso inclui o cliente de email, Twitter, Facebook, feeds RSS e etc. O Smart Connect periodicamente acorda o sistema para checar se há atualizações, e logo faz o sistema dormir novamente.

Como resultado, tornar o sistema ativo novamente deverá ser muito mais rápido, pelo fato de já estar tudo atualizado. Segundo o AnandTech, o Smart Connect chegará aos ultrabooks no final do ano, mas com os Ivy Bridge em 2012 a tecnologia evoluirá, permitindo maior autonomia da bateria.

As tecnologias Rapid Start e Smart Connect não serão exclusivas dos ultrabooks, ou seja, em teoria, deverão ser disponibilizadas para laptops comuns com os processadores Sandy Bridge, bem como netbooks com os futuros Cedar Trail de 32 nm.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X