Tablet de 35 dólares da Índia será lançado neste mês

Tablet de 35 dólares da Índia será lançado neste mês

Faz um tempo desde que ouvimos falar do ambicioso tablet de 35 dólares da Índia. Entretanto, finalmente o dispositivo está avançando em direção à realidade. Segundo o Times of India, o controverso projeto está se aproximando de fechar um lote de 100 mil unidades esperadas para serem lançadas ainda neste meio de ano, começando neste mês. O governo espera entregar 10 mil tablets ao IIT Rajasthan no final de junho, enquanto outras 90 mil unidades serão entregues nos próximos 4 meses.

O preço de lançamento será um pouco maior na realidade, de 2200 rupees, o que equivale a aproximadamente 49 dólares. Embora seja maior que o alvo inicial, de 35 dólares, o governo planeja cortar o preço pela metade, claro, com subsídios. Assumindo que esta informação seja verdadeira, os estudantes poderão comprar seus tablets por um preço menor ainda que o original. Ainda assim, 49 dólares é um valor muito interessante para o tablet, considerando que muita gente sequer acreditava no projeto.

Chamado de “Sakshat”, o tablet foi anunciado primeiramente no ano passado, sendo adiado em janeiro deste ano devido a complicações com o principal fornecedor de hardware, a HCL Infosystems. Projetado para uso acadêmico, o Sakshat possui tela sensível ao toque de 7 polegadas, suporte a vídeo conferência, 32 GB de armazenamento interno, 2 GB de RAM, uma porta USB, conectividade Wi-Fi, e poder de fogo suficiente para rodar vídeos do YouTube. E, para manter os custos baixos, o dispositivo utiliza Linux como sistema, e vem apenas com aplicativos de código aberto.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X