CTO da Nokia deixa o cargo, após provável desentendimento com Stephen Elop

CTO da Nokia deixa o cargo, após provável desentendimento com Stephen Elop

A Nokia admitiu que seu CTO (diretor de tecnologia), Richard Green, está se afastando por tempo indeterminado de suas funções na companhia. A empresa enquadrou a saída como uma mera consequência de uma “questão pessoal” que Green estaria envolvido, entretanto, diversas fontes disseram ao jornal finlandês Helsingin Sanomat que o executivo está partindo devido à um desentendimento com o presidente Stephen Elop.

As fontes, não identificadas, sugerem que Green discordou da decisão da Nokia em adotar o Windows Phone 7 e se afastar do anterior foco no Symbian e MeeGo. O ex-CTO, segundo alegações, teria preferido continuar o desenvolvimento do MeeGo, porém, o CEO Stephen Elop, anteriormente um executivo da Microsoft, acredita que esta estratégia é inválida para os dias atuais, defendendo o Windows Phone como a plataforma principal da empresa.

Já o Wall Street Journal cita um porta-voz da Nokia, Tomi Kuuppelomaki, que afirma que Green teria saído do cargo por licença médica – mas é curioso o fato de Green sair justamente após a Nokia, com grande queda em suas ações, anunciar que vai de mal a pior financeiramente, e que sequer poderá lucrar no segundo trimestre. De qualquer forma, durante este tempo, Henry Tirri, líder do Nokia Research Center, assumirá como CTO.

É interessante ressaltar que a Nokia enfrenta grandes dificuldades com essa transição para o Windows Phone. Recentemente, distintas fontes sugeriram que a Nokia poderia ser comprada pela Samsung – e a empresa coreana não negou, e nem confirmou a tal intenção. Anteriormente, relatos apontaram que a Microsoft seria uma potencial compradora.

Mesmo com tudo isso, Elop segue confiante e diz que até final do ano a Nokia lançará seu primeiro smartphone com o Windows Phone.

Richard Green, até então CTO da Nokia. Fonte: DailyTech

Richard Green, até então CTO da Nokia. Fonte: DailyTech

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X