Criador do Opera, Jon Tetzchner, deixa a empresa após desentendimento

Criador do Opera, Jon Tetzchner, deixa a empresa após desentendimento

O criador do navegador Opera, Jon S. von Tetzchner, surpreendeu a todos recentemente com o dizer que estava deixando a empresa. O desenvolvedor do navegador Web deixará a companhia no dia 30 de junho, fazendo isso em ‘termos amigáveis’. Ele não fez nenhuma menção pública aos seus motivos, mas ele tem “ideias sobre novos projetos” que estão sendo mantidos em segredo.

Mas um email interno revelou um desentendimento. A cópia, obtida pelo TechCrunch, descobriu que Jon não “compartilha dos mesmo valores” ou direções para o Opera, com relação ao conselho administrativo e executivo. Os membros da “alta cúpula” são mais focados no curto prazo, enquanto Jon tem uma visão mais futurística, segundo o email.

Na nota, ele ainda está convencido de que confia na Opera como um todo, e espera que tenha sucesso: “eu acredito fortemente na Opera como uma empresa, e em todos vocês que trabalham aqui. Nossos produtos realmente fazem a diferença para muita gente no mundo.”

Vale lembrar que a Opera surgiu em 1995, como uma das alternativas ao Internet Explorer, juntamente ao Netscape, antes mesmo de Firefox (o atual), Chrome e Safari emergirem. O navegador nunca ganhou uma fatia de mercado expressiva, mas ainda assim permaneceu ativo e conquistou inúmeros usuários de portáteis, como smartphones, onde sua compressão dos dados o carregamento rápido das páginas oferecem vantagens distintas neste segmento.

Jon S. von Tetzchner. Foto: Wikipedia

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X