Freescale requenta linha QorIQ, com um AMP de 12 núcleos

Freescale requenta linha QorIQ, com um AMP de 12 núcleos

Sendo baseado na arquitetura Power, ao invés da já tradicional arquitetura ARM, a Freescale lançou o QorIQ AMP T4240, que possui nada mais, nada menos, que 12 núcleos físicos de processamento, rodando cada um a 2 GHz. O chip inclui um recurso de threading virtualizado, similar ao HyperThreading da Intel, para simular 24 threads simultaneamente.

Cada núcleo é um e6500, baseados em Power, de 64 bits e feitos sob técnica de 28 nm, que podem chegar a até 2,5 GHz, melhorados graças a uma unidade de processamento vetorial AltiVec atualizada. A Freescale integrou esta tecnologia em motores de aceleração via hardware para criptografia, compressão e descompressão, dentre outras tarefas, com até 20 Gb/s de desempenho, além de aceleração regex e data prefetching SIMD de 128 bits.

A nova série AMP também possui algumas das tecnologias desenvolvidas para os predecessores do QorIQ, incluindo a técnica de interconexão CoreNet, hierarquia de memória coerente com o cache, extensões de virtualização via hardware, e um sistema inteligente de depuração integrado ao chip.

Como era de se esperar, o chip da Freescale não é designado a smartphones. Ao invés disso, a nova família AMP é voltada a oferecer alta performance para equipamentos de rede que atendam as exigências dos modernos sistemas de comunicação de dados.

Além do modelo T4240, de 12 núcleos, a Fresscale também juntará ao grupo um de 6 núcleos, rodando a 2,5 GHz, e um mais básico, de 8 núcleos a 1,6 GHz cada, que consome no total menos de 10 Watts de energia.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X