NEC desenvolve chip de armazenamento tão rápido quanto a memória RAM

NEC desenvolve chip de armazenamento tão rápido quanto a memória RAM

A NEC está desenvolvendo um novo tipo de memória, a Content Addressable Memory (CAM), que pode armazenar dados sem necessidade de alimentação, ao contrário da memória RAM; mas, por outro lado, a novidade possui velocidade a par das nossas RAMs atuais. A empresa desenvolve a nova célula de memória em conjunto com a Universidade de Tohoku, no Japão.

As CAMs usam spintrônica para armazenar dados em um circuito sem necessidade de energia, usando a “magnetização vertical de elementos da parede de domínio vertical”. Ao aperfeiçoar esta técnica, a NEC será capaz de acelerar a recuperação dos dados, bem como haverá um corte significativo em consumo de energia. Já que não é necessário energia para guardar os dados, os circuitos podem ser desligados completamente quando não em uso, ao invés dos padrões atuais, onde é necessária uma corrente mínima quando em standby.

A memória da NEC tem um acess time de somente 5 ns (nanossegundos), e usa somente 9,4 mW quando está em atividade integral. Comparando isso com um SSD, que possui tempo de acesso de 0,1 ms (milissegundos), e HDs, de 8 ms, realmente é fantástico. Vale lembrar ainda que os HDs mais econômicos requerem 2 Watts de energia, enquanto os SSDs somente um terço disso; mesmo assim, as CAMs conseguem bater os SSDs com grande margem. Outro benefício da memória spintrônica sobre as tecnologias atuais é a redução no número de componentes requeridos para o funcionamento: uma RAM típica usa 8 transístores para cada 2 células; já as CAMs usam apenas 3.

A NEC demonstrará protótipos das CAMs durante a ‘VLSI Circuit Symposium 2011’, entre 13 e 17 de junho. Se a tecnologia for incorporada em produtos comerciais, dentro de poucos anos poderemos ter PCs com inicialização instantânea, tamanhos físicos mais compactos e baterias com longa autonomia em portáteis, e a extinção de telas do tipo “carregando”.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X