Nokia N9 e N950: O Meego inesperadamente chega ao mercado (mini-análise)

Nokia N9 e N950: O Meego inesperadamente chega ao mercado (mini-análise)

Pode ser que você ainda esteja se esforçando para entender o roadmap da Nokia, mas eu sinceramente já desisti. Agora que a compra por parte da Microsoft já foi sedimentada, o Symbian entrou no corredor da morte, a parceria com a Intel em torno do Meego já foi a muito desfeita, grande parte dos funcionários foram demitidos e já correm boatos até mesmo que a Nokia estaria negociando a venda do que restou sua unidade de smartphones para a Microsoft, a Nokia resolve, precisamente, anunciar dois novos aparelhos com o Meego!

O primeiro deles é o N950, um aparelho para desenvolvedores, sucessor do N900, que era esperado para o final do ano passado mas por algum motivo está chegando apenas agora, depois que quase todos os potenciais interessados foram para os sistemas concorrentes assustados com a tempestade.

Ele é baseado em um antigo TI OMAP3630 single-core de 1.0 GHz, fraco para os padrões atuais, mas pelo menos já baseado em um Cortex A8, superior aos ARM11 usados em outros aparelhos da Nokia. Ele usa uma tela de 4″ de 854×480, uma câmera de 8 MP, módulo NFC e teclado slide. Não existem informações sobre o preço, mas considerando a média dos últimos lançamentos da Nokia, ele deve custar em torno de 600 Euros na Europa. O mobilenet.cz postou um hands-on com ele:

O lançamento do N950 não soa tão estranho, já que ele é um telefone para desenvolvedores, que a Nokia está vendendo em pequeno volume e sem garantias, é um lançamento estranho considerando que a Nokia já anunciou aos quatro ventos que não está mais interessada no Meego, jogou no chão e cuspiu em cima, mas é ainda justificável, já que é um aparelho que já estava a muito no pipeline de desenvolvimento e já estava para ser liberado o takeover parceria por parte da Microsoft foi anunciado. O segundo lançamento é que é realmente estranho:

Trata-se de um aparelho completamente novo, destinado ao mercado de consumo, cuja notícia sequer tinha vazado antes, com um visual atrativo e potencialmente bem mais competitivo que outros aparelhos na linha atual da Nokia.

O N9 usa um corpo de policarboneto, resistente a arranhões (é usada uma camada sólida de plástico colorido, em vez de uma camada de plástico e pintura por cima, fazendo com que os arranhões não apareçam), envergando uma tela AMOLED de 3.9″ (854×480) e sem teclado físico. Ele mantém o mesmo TI OMAP3630 de 1.0 GHz, mas a Nokia confirmou a presença de 1 GB de RAM e 16 a 64 GB de memória de armazenamento, com direito a HDMI, câmera de 8 MP, tudo isso em um aparelho que mede 116.45 x 61.2 x 12.1mm e pesa 135 gramas.

Ambos chegam rodando o Meego 1.2 Harmattan, com o N950 chegando nos próximos meses e o N9 mais para o final do ano. O que o lançamento dos dois significa? Boa pergunta. Pode ser que a Nokia tenha simplesmente permitido que a divisão do Meego colocasse alguns aparelhos no mercado antes de mandar todos embora, pode ser que tenham apressado o lançamento destes aparelhos apenas para ter um argumento de barganha em relação à Microsoft, pode ser que estejam considerando manter algum tipo de equipe de desenvolvimento em torno do Meego como um distante plano B, ou pode ser simplesmente por desespero, considerando que os aparelhos como Windows Phone 7 ainda estão longe do mercado e a Nokia precisa desesperadamente de novos anúncios para manter o público interessado.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X