G-Speak: Oblong desenvolve interface espacial ao estilo Minority Report

G-Speak: Oblong desenvolve interface espacial ao estilo Minority Report

A Oblong Industries, uma empresa que se iniciou a partir do MIT Media Lab, está demonstrando sua nova plataforma de computação, chamada de “g-speak“, que serve como base para um “spatial operating environment” (SOE). A empresa está trabalhando na tecnologia por vários anos, valendo ressaltar que o seu cientista-chefe, John Underkoffler, trabalhou como consultor para o filme Minority Report, que por sua vez contou com um ambiente de computação orientada a gestos que se aproxima ao projeto do mundo real que o g-speak tem se tornado.

Embora em desenvolvimento por anos, a Oblong está finalmente pronta para lançar seu produto baseado na plataforma g-speak. A empresa chama o produto de Mezzanine, que é projetado para áreas colaborativas, como salas de reuniões e conferências, onde múltiplos usuários podem trabalhar em conjunto no ambiente operacional espacial. As “varinhas” servem como controle primário, permitindo ao usuário manipular a interface ao longo de várias telas. O sistema pode ainda ser conectado a notebooks, smartphones, tablets e outros dispositivos.

Os controles são produzidos com três lados, cada uma fornecendo um conjunto único de controles para diferentes funções. Os usuários podem ainda usar as mãos com gestos para mover conteúdo entre as telas, ou para se aproximar ou afastar, com uma grande variedade de funções adicionais, dependendo da tarefa.

O Mezzanine já é usado por várias empresas, como a Boeing, contudo o lançamento oficial é esperado para ainda este ano. A empresa alega que a tecnologia não estará pronta para eletrônicos a nível de consumo por aproximadamente três anos, principalmente por causa do custo, que ainda é proibitivamente caro.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X