McDonald’s da Suécia, iPhone e HTML5: clientes jogam no telão, e ganham cupons

Muitos usuários leigos talvez ouvem falar do HTML5, mas muitas vezes não sabem as implicações práticas que este novo padrão pode oferecer, além de efeitos bonitinhos e animações/vídeos sem Flash. O McDonald’s da Europa tem feito promoções interativas, baseadas em tecnologia mobile, para atrair clientes em suas lojas.

Em Estocolmo, o “Pick ‘n Play” permite aos usuários de iPhone controlarem um jogo de ‘pong’ em um painel gigante, do tipo ‘outdoor’. O sistema não depende de aplicativo algum, somente usando uma página feita em HTML5, com o recurso de geolocalização ativado, para permitir apenas quem está fisicamente perto do painel. Quem conclui o jogo, que consegue uma boa plateia na praça, ganha um cupom para algum produto na loja mais próxima.

Outro tipo de interatividade, mais simples e menos empolgante, é o pede aos usuários para tirarem uma foto de objetos em movimento no outdoor. Se o usuário consegue tirar a foto de um item do McDonald’s, como um café ou sundae, conseguem o tal produto de graça, se mostrarem a foto naquele instante em uma loja próxima ao outdoor.

Outdoors interativos não é uma novidade, mas normalmente dependiam de serviços mais simples de celulares, como ligações para o anúncio do Motorola Droid na Times Square ou exibição de SMS em uma tela. A promoção do joguinho da McDonald’s sugere uma nova era, mais moderna, mostrando que é possível focar propagandas em vários smartphones, não apenas o iPhone – e sim qualquer um que tenha navegador compatível com HTML5 e geolocalização, permitindo aos usuários participarem sem necessitar de qualquer aplicativo instalado.

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