Lytro: sensor para câmeras permite captura de fotos sem ajuste de foco

Lytro: sensor para câmeras permite captura de fotos sem ajuste de foco

A novata Lytro revelou uma nova tecnologia de câmera que promete revolucionar o modo como estas tiram foto. Seu novo sensor capta os campos de luz independentemente da direção da câmera, evitando a necessidade de focar o ‘clique’ no momento em que a fotografia é tirada. Ao invés disso, os fotógrafos poderão escolher o ponto de foco após a foto já ter sido tirada, através de software, tanto na própria câmera quanto em um computador ou outro dispositivo.

O sistema usa um arranjo de microlentes entre a lente principal e o sensor, e todas as lentes extras podem avaliar a intensidade da luz, bem como sua direção. A tecnologia permitirá, minimamente, eliminar completamente o tempo de espera de ajuste de foco, oferecendo ainda à uma maior quantidade de câmeras a opção de tirar fotos em condições de pouca luminosidade.

A técnica poderá permitir ainda fotos tridimensionais sem a necessidade de se ter dois sensores e duas lentes para a criação do efeito estereoscópico. A Lytro está trabalhando do projeto desde 2007, e está próxima de finalizar a tecnologia, tendo ainda planos de lançar uma câmera funcional no mercado no final do ano. A empresa deverá soltar mais detalhes ao longo do ano.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X