Intel revela mais detalhes sobre o Knights Corner, o chip de 50 núcleos

Intel revela mais detalhes sobre o Knights Corner, o chip de 50 núcleos

A Intel anunciou detalhes adicionais sobre seu novíssimo processador Knights Corner, um chip de 50 núcleos que foi revelado no ano passado. A CPU será a primeira a ser produzida utilizando a arquitetura Many Integrated Core (MIC) da companhia, que tira proveito dos núcleos x86 do Xeon, juntamente com a técnica de fabricação de 22 nanômetros.

É esperado que a tecnologia ofereça um salto significativo em termos de escalabilidade em desempenho, em comparação com os chips atuais. Os desenvolvedores afirmam já utilizar a plataforma de desenvolvimento de software do Knights Corner, conhecida como Knights Ferry. A Intel está destacando a relativa facilidade de transição para a arquitetura MIC, devido à familiaridade do x86.

A gigante dos chips afirma que tecnologias como o Knights Corner serão necessárias para alavancar a computação de alto desempenho a níveis de ExaFLOP por segundo, a mais de um quintilhão de operações por segundo, até o final desta década. Empresas como SGI, Dell, HP, IBM, Colfax e Supermicro já planejam lançar workstations e servidores baseados no Knights Corner.

A Intel ainda não revelou datas específicas de lançamento ou preços dos futuros chips.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X