Japão: com 8 petaflops, K Computer é o supercomputador mais rápido do mundo

Japão: com 8 petaflops, K Computer é o supercomputador mais rápido do mundo

O Japão conseguiu de volta o título de detentor do computador mais rápido do mundo. O K Computer, localizado no “RIKEN Advanced Institute for Computational Science”, em Koba, no Japão, ultrapassa oficialmente o anterior líder com a bandeira de um poder de processamento de mais de 8 petaflops, ou 8 quadrilhões de cálculos por segundo – três vezes mais que o seu rival mais próximo.

O segundo lugar da lista, e a máquina mais rápida até o K Computer tomar seu lugar, era desde novembro passado o Tianhe-1A, feito pelo National Supercomputing Center em Tianjin, na China; nos últimos testes, a máquina chinesa atingiu 2,6 petaflops. O K Computer marca a primeira vez que o Japão sobe ao número 1 do pódio dos supercomputadores do Top 500 desde novembro de 2004, quando o Earth Simulator, da NEC, havia caído para a segunda posição.

K Computer

Em contraste às outras supermáquinas da lista, o K Computer, feito pela Fujitsu, atinge o marco com 68544 (do futuro total de 80 mil) CPUs SPARC64 VIIIfx de 2 GHz e oito núcleos cada, oferecendo um total de 548352 (do total de futuros 640 mil) núcleos de processamento. Além disso, o K Computer é o que mais consome energia, como poderíamos imaginar, da lista dos supercomputadores. Ele “bebe” maciços 9,89 megawatts, mas considerando seu poder de processamento brutal, ele ainda consegue o quarto lugar em eficiência no Top 500, com 825 megaflops por Watt. A média da lista é de 248 Mflops/W.

K Computer

O custo do K Computer é de mais de 100 bilhões de ienes (1,25 bilhões de dólares americanos), e o governo japonês quer usá-lo para trabalhar em modelos matemáticos e simulações que possam ajudar os pesquisadores a entenderem o impacto das mudanças climáticas globais, e prevendo os padrões climáticos. Os pesquisadores também querem usar a supermáquina para aumentar a eficiência de tecnologias voltadas a energia renovável ??e para proteger as pessoas de desastres naturais, pesquisando maneiras de prevê-los.

Vale lembrar que o K Computer ainda não está operando em sua capacidade total. Em 2012, quando estiver finalizado, o K será capaz de efetuar 10 quadrilhões de cálculos por segundo. O nome “K Computer” é um jogo com a palavra japonesa “kei“, para o número 10 quadrilhões.

Aos curiosos, o sistema operacional do K Computer é Linux.

K Computer

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X