Com o iCloud, hospedagem do me.com e iWeb podem ser descontinuados

Com o iCloud o iWeb da Apple pode ser descontinuado. Essa é a preocupação de muitos usuários: em todo material sobre a migração do MobileMe para o iCloud, a Apple não fala nada sobre o iWeb e seu serviço de hospedagem que está(va) incluso na assinatura do MobileMe.

O iWeb é um editor de páginas da web bastante amigável, baseado em templates. Ele gera páginas estáticas que podem ser carregadas para qualquer servidor web, tendo sua aparência e ferramentas no estilo dos outros produtos da Apple – normalmente muito bem visto e fácil de usar.

Ele foi lançado em 2006. Recebeu muitas críticas por gerar páginas relativamente pesadas para a época, mas ainda assim era bastante popular entre usuários de Mac que não tinham conhecimentos de HTML e hospedagem própria. A facilidade de publicar sites no me.com, incluso no serviço, foi em parte responsável pelo seu sucesso, mesmo considerando o nicho de certa forma restrito. Por aqui nem tanto, mas nos EUA e em outros países é bem comum ver pessoas com páginas pessoais hospedadas no me.com – não que não tenha usuários brasileiros, mas dado o uso de Mac por aqui, provavelmente não são muitos.

O programa foi atualizado pela última vez em 2009 (desconsiderando leves correções), muitos imaginavam que não viria incluso no iLife ’11, mas veio. Só que era igual à versão anterior, sem nenhuma novidade.

Se o programa não acabar, provavelmente a hospedagem do me.com irá. A Apple não referencia ela nas migrações dos serviços do MobileMe para o iCloud, ou seja, o iCloud aparentemete não terá hospedagem de sites pessoais.

De acordo com o MacRumors, Steve Jobs respondeu brevemente a um e-mail confirmando que será necessário correr atrás de alguma alternativa para hospedar as páginas. Não se sabe a veracidade do e-mail, mas não é a primeira vez que ele supostamente responde a um e-mail dessa forma (com respostas curtas, como yep/nope). De qualquer forma fica faltando uma resposta formal da Apple. A página do programa continua no ar.

Os serviços do MobileMe funcionarão até 30 de junho de 2012, data em que provavelmente o me.com deixará de funcionar e largará todas as páginas fora do ar. Isso que nem dava para ser considerado uma hospedagem gratuita, já que os usuários pagavam a assinatura do pacote todo.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X