iCloud: músicas, contatos, fotos e arquivos, tudo na nuvem da Apple

iCloud: músicas, contatos, fotos e arquivos, tudo na nuvem da Apple

Além do OS X Lion e do iOS 5, a Apple anunciou ontem o iCloud. Ele foi tema de rumores por muito tempo, desde que a Apple comprou o domínio iCloud.com da empresa que o mantinha.

iCloud

O iCloud substitui o antigo MobileMe, que será descontinuado, na verdade incorporado no iCloud. A essência do serviço será grátis, mas os usuários poderão pagar uma anuidade com direito a mais espaço e alguns extras.

Contatos, agenda e email continuarão disponíveis no serviço, agora reformulado. Os emails continuarão sendo @me.com, e com o iCloud as caixas de mensagens serão sincronizadas entre todos os dispositivos com iOS e computadores.

As compras feitas na AppStore e iBookstore irão para todos os dispositivos do usuário também, não somente naqueles em que foram realizadas. Haverá um limite de até 10 dispositivos para baixar todas as apps e livros sem custo, acima de 10… precisamos aguradar para ver os planos pagos.

O iCloud Backup tomará conta do backup dos dados, programas, músicas, ebooks, fotos e vídeos (e quem sabe, coordenadas geográficas também :P).

Os usuários terão um espaço de 5 GB grátis para guardar documentos, emails e backups. Programas da Apple como Pages, Numbers e Keynote já podem tirar vantagem desse armazenamento. As músicas, apps e ebooks comprados não contarão nesse espaço, nem as fotos do Photo Stream: isso faz com que os 5 GB dêem conta do espaço para a maioria dos usuários. Se ainda assim for pouco, será possível pagar por mais.

O serviço Photo Stream armazenará automaticamente as fotos tiradas com o iPhone por até 30 dias, tempo mais do que suficiente para pegar as fotos num computador depois (ou iPad, Apple TV, etc), sem contar que elas já ficam no próprio telefone.

O ponto que mais fez barulho nos boatos foi quanto ao streaming de música, que é de fato verdadeiro – falando nisso o Google Music entrou em beta há algumas semanas, e consegui acesso solicitando o convite com um IP dos EUA 😛

O iTunes poderá sincronizar (ou “tocar na nuvem”) as músicas com todos os dispositivos da Apple suportados. Um ponto interessante é que as músicas que forem identificadas não serão carregadas para o serviço, dispensando upload: uma lista de cerca de 18 milhões de músicas na iTunes Store garantirá o download da música via streaming caso o usuário já tenha a mesma no seu computador (seja ripada, comprada em outras lojas ou adquiridas de outras fontes). Isso permite organizar a biblioteca em minutos, em vez de várias semanas, já que não será necessário carregar toda a biblioteca. Mesmo em países com banda larga mais difundida, a velocidade de upload nem sempre é atrativa. O iTunes Match, essa identificação das músicas para dispensar upload, custará $24,99 por ano.

A maçã aposta bastante na computação em nuvem ligada aos seus serviços. Recentemente vem fazendo vários investimentos, que chegaram a $500 milhões em data centers. A Apple está lançando um beta gratuito do iTunes in the Cloud, sem esse iTunes Match, para iPhone, iPad e iPod Touch com o iOS 4.3. O serviço completo mesmo será lançado com o iOS 5, daqui alguns meses. A disponibilidade inicial do iTunes in the Cloud é para os EUA, e requer o iTunes 10.3 e iOS 4.33. Ao usá-lo com um PC, é necessário ter o Windows Vista ou 7.

O Press Release do iCloud pode ser visto aqui, com detalhes para os clientes em http://www.apple.com/icloud/. O vídeo do keynote pode ser visto no site da Apple.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X