IBM completa 100 anos de existência

Logotipo da IBMA International Business Machines, também conhecida como IBM, chegou aos 100 anos de idade nesta quinta-feira. Em 16 de junho de 1911, a companhia se chamava Computing Tabulating Recording Co., e era o resultado da união de três empresas que produziam escalas, relógios de ponto e outras máquinas. A planta original, em Nova York (Endicott), produzia cortadores de queijo e máquinas que liam os dados armazenados nos cartões perfurados. O nome atual, IBM, chegou em 1924.

Para comemorar o marco, a companhia está lançando um livro chamado “Making the World Work Better: The Ideas That Shaped a Century and a Company”, além de estrear um filme, “Wild Ducks”, e tocar o sinal de abertura da bolsa de valores de Nova York. E claro, a IBM lançou uma página na web dedicada ao seu centenário.

Os marcos da IBM incluem o desenvolvimento do primeiro disco rígido magnético, em 1956, abrindo a indústria de armazenamento de dados, e trabalhando com o governo dos EUA na criação de um sistema de segurança social. Há ainda a invenção do código UPC, ou código de barras, esse mesmo que usamos em produtos no supermercado e em outros lugares.

O disquete, para armazenamento portátil, também veio dos laboratórios da IBM, em 1971. A empresa também é creditada por ter criado o computador pessoal, o PC (Personal Computer), em 1981, dando também impulso à Microsoft (com o MS-DOS) e à Intel (com seus chips). As tarjas magnéticas usadas em cartões de banco e de crédito, além de sistemas de processamento de alto desempenho para ATMs, também são marcos da IBM.

Vale lembrar que a IBM saiu do mercado de PCs para usuários finais há algum tempo, depois de ter vendido sua divisão para a Lenovo. Em suma, parabéns à IBM pelo seus 100 anos de idade.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X