Estudo revela que GPUs modernas podem quebrar facilmente senhas complexas

Estudo revela que GPUs modernas podem quebrar facilmente senhas complexas

Um novo estudo sobre quebra de senhas, por Vijay Devakumar, mostra que as placas gráficas modernas podem tornar muito mais fácil a decodificação de senhas que até então eram praticamente inquebráveis. Ferramentas como o IGHASHGPU podem reduzir o tempo necessário para se quebrar uma senha NTLM usada em redes Windows, de um período de tempo virtualmente impossível, para um realístico. Usando um chip como a Radeon HD 5770, uma senha difícil, de 9 caracteres, pode ser quebrada de 43 anos para 48 dias, usando a placa. Já uma senha aleatória alfanumérica de 5 caracteres pode ser quebrada em apenas 24 segundos.

O aumento na velocidade se deve à natureza dos chipsets gráficos atuais. A maioria dos chips AMD e Nvidia são baseados em vários processadores, que são cada vez mais genéricos e capazes de lidar com tarefas não específicas de GPU, como codificação de vídeos. Plataformas como o Mac OS X Snow Leopard e o Windows 7 com DirectX 11 possuem suporte integrado a este tipo de uso, e desfrutam de maior desempenho em aplicativos otimizados para tal.

GPUs mais avançadas, como a Radeon HD 6970, podem fazer a quebra ainda mais rápida. O hardware gráfico futuro tornará a situação mais preocupante, já que as placas mais baratas e aquelas voltadas a notebooks serão rápidas o suficiente para decifrarem códigos em uma velocidade surpreendente. Chips Radeon HD mobile parrudos também chegam próximos aos níveis da 5770, usada em desktops – e no teste.

Essa velocidade é potencialmente perigosa, pois torna mais difícil a proteção de sistemas. Mesmo que complexas, senhas difíceis de decorar podem ser quebradas em uma quantidade razoável de tempo, requerendo uma solução que vá além de letras e números. A autenticação via hardware, como verificação de chips ou leitura de digitais, pode se tornar mais comum e necessária daqui para frente.

IGHASHGPU

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X