Google Swiffy: nova ferramenta converte arquivos em Flash para HTML5

Google Swiffy: nova ferramenta converte arquivos em Flash para HTML5

O Google lançou a primeira versão do Swiffy, uma ferramenta de conversão de conteúdo em Flash para HTML5, disponível no Google Labs. Você pode fazer o upload de um arquivo SWF, e o Swiffy produzirá uma versão HTML5 que poderá rodar em navegadores modernos com um alto nível de suporte a SVG. O Google recomenda os que são baseados em WebKit, como o Chrome ou Safari – e em meus testes, de fato foram melhores.

Ainda é uma versão inicial, logo a ferramenta não será capaz de converter todo e qualquer tipo de conteúdo em Flash, mas já funciona decentemente para anúncios e animações. O Google oferece quatro exemplos na sua galeria, caso queira ver alguns resultados antes de testar a novidade.

O Swiffy nasceu ano passado, quando um engenheiro chamado Pieter Senster entrou para a equipe de propaganda em dispositivos móveis do Google, com a meta de descobrir como exibir animações em Flash em dispositivos que não suportem o plugin da Adobe, como os que rodam o iOS da Apple. Peter fez um progresso tão grande que o Google o contratou em período integral e formou uma equipe completa para trabalhar no projeto.

A novidade usa uma representação JSON compacta da animação, que é renderizada usando SVG e um pouco de HTML5 e CSS3. O ActionScript 2.0 também fica presente no objeto JSON, e é interpretado em JavaScript no navegador. Essa representação tornam as animações Swiffy só um pouco maiores que os arquivos SWF originais.

Vale lembrar que o Google não é o único que está trabalhando em uma ferramenta de conversão de Flash para HTML5. Até a Adobe, que desenvolve e distribui o Flash, está se esforçando para dar aos desenvolvedores esta opção. Três meses atrás, a Adobe lançou uma ferramenta experimental, chamada Wallaby, no Adobe Labs.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X