Google+: a nova rede social do Google

Depois do fracasso do Wave e Buzz, e do pouco uso do Orkut no mundo (onde só se destacam Brasil e Índia), o Google está apostando numa nova rede social: Google+.

Antes de apresentar os recursos, saiba que ela está em beta fechado: só por meio de convite. Junto com a rede há algumas mudanças no buscador também, como a nova cor da barra superior.

A nova rede social tenta aproveitar toda a base de usuários do Google, sendo um misto de todos os seus serviços com uma parte social diferente. O +1 também fará parte do sistema com suas recomendações.

O projeto Google+ se baseia em classificar os amigos em círculos, exatamente como na vida real. Mais fácil de separar do que usando grupos ou as configurações de privacidade do Orkut ou Facebook. O que você fala com seus amigos não é a mesma coisa que fala com a família, que por sua vez, são coisas que seu chefe nunca ficaria sabendo offline. O Google+ tenta levar isso para a web. Rumores anteriores já falavam do “Circles”. Embora esse não seja o nome oficial da rede, será uma de suas bases.

Entre outras atividades temos o Sparks, Hangouts e Huddle.

No Sparks o usuário receberá recomendações de conteúdo da web (algo que o Google entende, ou ao menos acha que entende). Será fácil expandir a conversa com amigos por meio dos temas apresentados, com material adicional apresentado, vindo da web. Resta ver como será na prática, mas o vídeo abaixo dá algumas noções:

Aparentemente ele lida com interesses, com coisas que as pessoas gostam, suprindo em parte a necessidade das comunidades do Orkut.

O Hangouts trata de conversas por vídeo com várias pessoas:

O Huddle serve para conversar em grupo, tendo algumas características de agendas ou gerenciamento de projetos. Útil pra grupos que normalmente fazem alguma coisa juntos.

Mobile: Integração com o Android é o que não faltará. Recursos de localização e upload de fotos ficam bem práticos. Talvez em resposta ao iCloud, que carregará as fotos para a nuvem automaticamente, o Instant Upload no Google+ fará quase isso, só que com um toque mais social:

A app para Android pode ser pega no Market, mas naturalmente não vai funcionar para quem não tem acesso ainda.

O convite pode ser solicitado na página do serviço,cuja URL não podia ser mais simples:

https://www.google.com/+

Há mais detalhes em português nesta página.

Sucesso ou fracasso? Só o tempo dirá. O Wave e o Buzz causaram um grande “buzz”, e hoje estão aí, um largado e do outro quase não se fala. Depois das expectativas e decepcões com o Wave e Buzz, é difícil acreditar em algo que possa revolucionar o lance do Google sobre uma rede social. Nem do Orkut o grupo cuida direito, demorando para corrigir problemas crônicos…

Falando em Orkut, um comunicado sobre ele foi postado no site:

Usuários do Orkut, o Google continuará a trabalhar em aprimoramentos e recursos tanto para o Orkut quanto para o projeto Google+, pois ambos são muito importantes para os usuários.

Acreditamos que a web se tornará cada vez mais social. Como o Orkut é a rede social número um do Brasil e tem sido muito bem sucedido, nosso objetivo é estender os novos recursos do Google+ para os usuários do Orkut conforme eles se tornam disponíveis.

Como será que vai ser na prática? Quem já tem Orkut não precisará do Google+, tendo os recursos incorporados ao mesmo? Não fará lógica duas redes sociais com listas de amigos diferentes, mas alguns em comum… Novamente, só o tempo dirá como isso vai ficar.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X