Mozilla deseja tornar o Firefox um leitor de PDFs, com HTML5 e JavaScript

Atualmente, os navegadores da Web contam com plugins para a exibição de arquivos PDF, como o Adobe Reader ou o Foxit Reader. Mas isso poderá mudar em breve, seguindo novamente o exemplo do Google Chrome, com um projeto da equipe do Firefox de desenvolver um leitor PDF usando HTML5 e JavaScript.

Vale ressaltar que um leitor de PDFs necessita de boa agilidade em operações como renderizar texto e desenhar linhas e imagens – ou seja, todas as características que um navegador moderno também deve ter. Bastam então ‘algumas’ adaptações.

O projeto é chamado de pdf.js, e está disponível às vistas de qualquer um via GitHub. Ele está em desenvolvimento desde um mês atrás, e já há uma demonstração prévia disponível neste link. Claro que tudo está ainda imaturo, mas pense que é o fruto de apenas 4 semanas de atividade.

O primeiro ponto a ser pensado no pdf.js é fazer os PDFs serem renderizados nativamente no Firefox, e a equipe acredita que pode implementar a maioria dos recursos comuns usados em PDFs em menos de três meses. O grupo iniciará a disponibilidade da novidade publicando uma extensão aos usuários interessados.

O próximo passo é embutir o pdf.js no Firefox. Os desenvolvedores acreditam que isso resultará em um grande avanço em termos de usabilidade e segurança no navegador, já que o pdf.js usa somente linguagens seguras da Web, e não contém qualquer código nativo que os hackers possam explorar.

O pdf.js se tornará então uma comunidade, integrante de um projeto de código aberto. Ele será usado no Firefox, mas poderá ser portado a outros navegadores, sendo aberto inclusive para uso pro aplicativos. O projeto pdf.js está sendo licenciado sob um termo BSD bem liberal, de apenas 3 cláusulas, e voluntários externos serão bem vindos, segundo a equipe.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X