Cisco: tráfego na web quadruplicará em 2015

A Cisco lançou seu novo relatório “Visual Network Index Forecast”, prevendo um rápido crescimento do tráfego na Internet e dos dispositivos conectados nos próximos anos. Em 2015, a companhia estima que o tráfego global na web será quadro vezes maior, atingindo 966 exabytes por ano.

A empresa acredita que o tráfego global na Internet entre 2014 e 2015 aumentará em 200 exabytes, o que é tido como maior que o montante total do tráfego gerado em 2010. A banda móvel aumentará em 26 vezes, para 75 exabytes por ano.

Esse grande aumento é atribuído à quatro fatores primários, embora nenhum deles seja impactante isoladamente, sendo o principal deles a proliferação de telefones celulares, tablets e outros produtos eletrônicos. Enquanto PCs convencionais contaram por 97% do tráfego na Internet em 2010, os usuários estão gradualmente confiando mais em dispositivos móveis e outros conectados à web. Em 2015, o tráfego de PCs cairá para 87%, enquanto TVs conectadas representarão 10% de todo o tráfego na Internet. Os vídeos serão responsáveis por 18% de toda a banda.

Os dispositivos conectados no geral ultrapassarão a população mundial na proporção de dois para um em menos de quatro anos. Mais dispositivos significam mais usuários, e a cisco estima que haverá cerca de três bilhões de usuários da Web em 2015, ou 40% da população mundial. A companhia também prevê que a velocidade média da banda larga fixa aumentará em 4 vezes, de 7 Mb/s para 28 Mb/s. A Cisco disse ainda que, de 2010 para 2011, a banda média aumentou de 3,5 Mb/s para 7 Mb/s.

Com conexões mais velozes e dispositivos focados em mídias, a Cisco projeta que as pessoas consumirão mais vídeos baseados em web. Em 2015, a comunidade de vídeo na Internet receberá 500 milhões de novos usuários, e mais de 1,5 bilhões de pessoas assistirão, de forma combinada, a 1 milhão de minutos de vídeos (674 dias) em cada segundo (se não entendeu, leia novamente antes de comentar. Se eu e você assistirmos, simultaneamente, a 1 segundo de vídeo, isso dá 2 segundos combinados de vídeo assistido para cada segundo, certo?).

O tráfego associado aos “vídeos avançados”, como os em alta definição ou tridimensionais, aumentará em 14 vezes. E, de maneira curiosa, é esperado que o compartilhamento de arquivos caia em 40%.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X