Lançado Google Chrome 12

O Google Chrome 12 estável foi lançado ontem. Esse release não traz grandes recursos visuais, são mais mudanças internas, conforme noticiado no beta.

Alguns destaques:

  • Aceleração gráfica via hardware para recursos 3D do CSS.

  • Proteção dos downloads, com melhor verificação das URLs com o Safe Browsing. Isso não garante que todos os arquivos maliciosos serão barrados nem substitui um anti-vírus, mas ajuda a identificar em casos de links maliciosos conhecidos.

  • Agora é possível remover cookies do Flash direto pelo Chrome, na tela de limpeza de dados de navegação. Até pouco tempo atrás era necessário acessar uma página no site da Adobe, o que mudou radicalmente nas novas versões do Flash, já que contam com um painel de controle próprio no sistema. No caso do Chrome que já vem com o Flash, a limpeza referente a ele pode ser feita pela tela dele mesmo.

  • Agora dá para iniciar as “web apps” instaladas no Chrome pelo nome, digitando o nome delas na barra de endereços (Omnibox).

  • Suporte melhorado para leitores de tela.

  • Integração do Sync (sincronizações) na tela de opções.

  • Nova janela de confirmação ao teclar Command + Q (Sair) no Mac. Isso deve evitar o fechamento indevido do navegador, afinal é fácil esbarrar no Q quando alguns usuários tentam fazer outra coisa (Command + A, por exemplo, para selecionar tudo :P)

Uma outra atualização interessante é a remoção do Gears. O Gears foi um plugin criado pelo Google para permitir que os sites armazenassem arquivos locais. O WordPress, por exemplo, foi um dos projetos mais famosos que aproveitou isso. Vários arquivos estáticos podiam ficar salvos no navegador, agilizando o carregamento da página.

O Gears perdeu o sentido conforme o HTML 5 foi evoluindo e recebeu suporte ao armazenamento local. Agora termina de vez, com sua remoção do Chrome.

Essa versão do Chrome também tem várias correções de erros, incluindo alguns considerados importantes.

A atualização pode ser feita pela tela “Sobre o Google Chrome”, não é necessário baixar o instalador de novo no www.google.com/chrome.

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X