Google lança o ‘WebGL Globe’, uma interessante forma de representação gráfica

Google lança o ‘WebGL Globe’, uma interessante forma de representação gráfica

O Google lançou o WebGL Globe, uma nova forma de representar dados aplicáveis ao mundo todo. A visualização foi desenvolvida e projetada pela equipe Data Arts da empresa. O Google está atualmente exibindo dois globos: o Search Globe e o Population Globe. O primeiro representa um dia de pesquisas pelo mundo, organizados por volume e idioma, sendo este mostrado em diferentes cores.

Há obviamente áreas muito brilhantes em regiões como a América do Norte, Europa e partes da Ásia, entretanto, poucas pesquisas de outras partes do mundo mostram a falta de acesso à Internet, ou até mesmo eletricidade, como na África.

A gigante das buscas abriu sua plataforma para que desenvolvedores possam construir seus próprios globos usando seus dados. Há três características principais que a empresa está divulgando: estacas de dados em latitude/longitude, gradientes de cores baseados nos valores e tipos de dados, e uso da rolagem do mouse para zoom. Há outros recursos em desenvolvimento, mas eles ainda são desconhecidos.

O projeto é baseado no WebGL, uma nova tecnologia da Web para navegadores modernos que usa o hardware do computador para gerar gráficos tridimensionais. Em termos técnicos, é uma API de gráficos 3D para JavaScript, baseada na API OpenGL ES 2.0, que os desenvolvedores podem usar para criarem aplicativos totalmente em 3D para a Web. Obviamente, o usuário necessita de um navegador com suporte a WebGL para visualizar os globos; o Chrome já suporta desde a versão 9.

WebGL Globe

Sobre o Autor

Redes Sociais:

Deixe seu comentário

X